Pular para o conteúdo

GET

"coluna getempo" nas cores preto e dourado

GETEMPO é um espaço de divulgação científica que publica reflexões de estudiosos das Ciências Humanas. Uma parceria do GET/UFS e da Infonet (www.infonet.com.br), com o apoio CNPq e Fapitec/SE. Atualmente possui supervisão da Prof.ª Ma. Maria Luiza Pérola Dantas Barros. Os textos publicados na Coluna Getempo representam a opinião dos (as) autores (as) e não do Grupo de Estudos do Tempo Presente, dos editores (as) do site getempo.org. 

Clique aqui para ler a coluna na página da Infonet.

Editores
Dilton Maynard, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Maria Luiza Pérola Dantas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal de Sergipe (UFRJ/UFS)

Revisora Gramatical:
Ana Beatriz Santana Andrade, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Conselho Consultivo:
Dércio Cardoso Reis, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Francisco Diemerson de Sousa Pereira
Karla Karine de Jesus Silva
Raquel Anne Lima de Assis, Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Paulo Roberto Alves Teles

Você também pode submeter seu texto para a Coluna Getempo. Para isso, entre em contato com get@infonet.com.br para mais informações. 

POSTAGENS RECENTES

imagem-semana-768×617

Terrorismo e vandalismo: reflexos do bolsonarismo no Brasil

Caroline Moema Dantas Santos Mestranda em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/ UFRJ)Integrante do Grupo de Estudo do Tempo…
texto-semana-768×427

A Festa da Selva Bolsonarista

Profª Drª Andreza Maynard Universidade Federal de SergipeGrupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) No dia 5 de janeiro de 2023, o Twitter registrou o uso do termo “Festa da…
maria-thetis-nunes

Maria Thetis Nunes: centenário de nascimento

Francisco Diemerson Doutor em História Comparada (UFRJ)Presidente da Academia de Letras de AracajuMembro do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe.Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS). O ano…
image

O primeiro filme antinazista brasileiro

Liliane Costa Andrade Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET-UFS/CNPq)E-mail: liliane@getempo.orgOrientador: Prof. Dr. Dilton Maynard A propaganda…
WhatsApp-Image-2022-12-22-at-09.38.50-768×607

Racismo e futebol na Copa do Mundo – e fora dela

Pedro Carvalho Oliveira Professor colaborador do Departamento de História da Universidade Estadual de MaringáIntegra o Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo-UEM) e o Grupo de Pesquisa Política, Estado e…
Stalker

STALKER: Uma Ficção Cientifica soturna e controversa

Ailton Silva dos Santos Aluno do Mestrado Acadêmico (PROHIS/UFS)Pós-Graduado em Didática e Metodologia de Ensino (FSLF)Graduado em História (FJAV) Uma produção fora da curva comercial, que se caracterizou como uma…
Ruptura-apple-1024×1508

Ruptura e o Mundo do Trabalho

Diego Leonardo Santana Silva Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)Bolsista CapesE-mail: diego@getempo.org A busca do equilíbrio entre…
Prospeccao-arqueologica-na-area-da-Jazida-E2D-Porto-Real-do-Colegio-AL

Arqueologia de salvamento

Itamar Freitas Universidade Federal de Sergipe Arqueologia de salvamento – também designada como “arqueologia preventiva” e “arqueologia de contrato” – é um campo de atuação do arqueólogo profissional. Há oito…
imagem-da-semana

A linha tênue entre realidade e ficção em O Labirinto do Fauno

Janaína de Oliveira Souza Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)E-mail: jana_oliva@outlook.com Pensar a História, principalmente enquanto campo de estudo, é entendê-la permeada por pluralidades em suas temáticas,…