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Produções Acadêmicas

 Nesta seção, disponibilizamos monografias, dissertações e teses que abordam a temática da Segunda Guerra Mundial.

Monografias

Título:

Cinema e Segunda Guerra Mundial: Análise da divulgação dos filmes antinazistas norte-americanos nos jornais de Sergipe (1942-1945)

Autora:

Liliane Costa Andrade

Resumo:

O presente trabalho analisa como os filmes antinazistas norte-americanos produzidos durante a Segunda Guerra Mundial (19139-1945) foram divulgados nos jornais de Sergipe, entre os anos de 1942 e 1945. Esse período compreende o momento no qual estas películas hollywoodianas foram exibidas nos cinemas brasileiros, uma consequência do corte nas relações diplomáticas do país com o Eixo. Em um conflito como este, em que os meios de comunicação em massa foram amplamente empregados, o cinema teve destaque, pois, além de representar uma forma de divertimento para as pessoas e consequentemente uma boa fonte de renda, possuía um grande teor propagandístico; desta forma, a sétima arte significou para os estadunidenses uma arma de guerra no combate ao regime nazista. Em Sergipe, que viu e sentiu de perto os efeitos da batalha após os torpedeamentos aos navios mercantes nacionais pelo submarino alemão U-507, estas produções significaram, além de entretenimento, um meio pelo qual a população poderia conhecer melhor o inimigo nazista. Para tal, houve um empenho por parte dos periódicos locais a fim de divulgar a exibição destes filmes nos cinemas da capital, buscando sempre propagandeá-

los de forma positiva. A partir disto, utilizamos como fontes para o desenvolvimento deste trabalho, divido em três capítulos, as revistas Cinearte e A Cena Muda, e os jornais Correio de Aracaju, Sergipe Jornal, Folha da Manhã e A Cruzada; além disso, nos apoiamos nas ideias de VALIM (2013) acerca da relação entre o cinema e os seus meios de comunicação; e de DE LUCA (2010) sobre o uso dos impressos como fontes históricas. Assim, foi possível concluir que houve um esforço por parte dos jornais na divulgação das películas antinazistas ao público sergipano, buscando sempre propagandeá-las de maneira positiva.

Palavras-chave:

Segunda Guerra Mundial; Filmes antinazistas; Sergipe; Jornais.

Abstract:

This academic work analyses how American Anti-Nazi movies produced during World War II (1939-1945) were announced on newspapers of Sergipe between the years of 1942 e 1945. This period comprehends the moment in which these Hollywood films were exhibited in Brazil, a consequence of the cut on diplomatic relationships between Brazil and the Axis. In a conflict like this, in which mass media was widely used, cinemas were emphasized because, aside of representing an entertainment to people and a good source of income, it was a great source of propaganda; therefore, the seventh art represented to Americans a war weapon on the combat against Nazi regime. In Sergipe, the State that experienced the effects of the battle after the bomb attack by German submarine U-507 to national merchant ships, these films represented, besides an entertainment, a way to know Nazi enemy. Local newspapers were committed to announce the exhibition of these movies in Sergipe’s capital, always searching for a positive publicity. With that said, we used the magazines called Cinearte and A Cena Muda, and the newspapers called Correio de Aracaju, Sergipe Jornal, Folha da Manhã and A Cruzada as sources to develop this academic work, divided into three parts. Besides that, we used some works of VALIM (2013) as a reference, in which he explains the connection between cinema and mass media; and also some works of DE LUCA (2010), in which he explains the use of newspapers as historical sources. That way, it was possible to conclude that there was an effort from Sergipe’s Anti-Nazi newspapers to announce the movies in a way that shared a positive publicity.

Keywords:

World War II; Anti-Nazi movies; Sergipe; newspapers.

Orientadora:

 

Profa. Dra. Andreza Santos Cruz

Maynard (CODAP/PROFHISTÓRIA/UFS)

Ano:

2019

Instituição:

Universidade Federal de Sergipe

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1RQPTEvJZKX3to5fFzRVhbtqAMHKmUIQR/view 

Título:

Objetos Educacionais Digitais, Uma Digital History Da II Guerra Mundial

Autora:

Raquel Anne Lima De Assis

Resumo:

Este trabalho tem o objetivo de investigar a abordagem histórica da Segunda Guerra Mundial em Objetos Educacionais Digitais (OEDs). Estes materiais são recursos didáticos digitais aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014 e complementares aos livros didáticos. Os recursos fornecidos para esta aprendizagem são: infográficos, jogos eletrônicos, audiovisuais, hipermídia e simuladores. Como a Segunda Guerra é um dos acontecimentos históricos com mais produções de filmes, livros e jogos, analisaremos como um tema tão presente no cotidiano é abordado nestes ambientes digitais para alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

Abstract:

This research aims to investigate the historical approach of World War II in Digital Educational Objects (OEDs). These materials are digital learning resources approved by the National Textbook Program (PNLD) 2014 and complementary to textbooks. The resources provided for this learning are: infographics, video games, audiovisual, hypermedia and simulators. As the Second World War is one of the historical events with more movie productions, books and games, look at how a subject as part of everyday life is approached in these virtual environments for students in Brazilian public schools.

Palavras-chave:

Objetos Educacionais Digitais; Segunda Guerra Mundial, Programa Nacional do Livro Didático.

Keywords:

Digital Educational Objects; World War II; National Textbook Program.

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI/PROFHISTÓRIA/UFS – PPGHC/UFRJ)

Ano:

2015

Instituição:

Universidade Federal de Sergipe

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1RXyHt8GZVue2PbBk1g-cctik871GwHuy/view

Título:

O Caso Nelson de Rubina: guerra e cotidiano em Aracaju (1942 1943)

Autora:

Maria Luiza Pérola Dantas Barros

Resumo:

Esta monografia faz parte do projeto “Memórias da Segunda Guerra em Sergipe”, apoiado pela FAPITEC e pelo CNPq através do edital Pronem 2011, e se propõe a analisar o cotidiano de Aracaju no pós-torpedeamentos de 1942, mais especificamente a recepção dos aracajuanos àquele evento digno de um filme de terror. No período em questão, o Brasil vivenciava as imposições e o controle em todas as instâncias do Estado Novo (1937-1945), sob o comando de Getúlio Vargas. O mundo passava pelo seu pior conflito bélico já travado, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que até agosto de 1942, data dos torpedeamentos, só se fizera sentir no país de maneira indireta, principalmente pela economia. Com os torpedeamentos de embarcações brasileiras na costa entre os estados da Bahia e de Sergipe pelo submarino alemão U-507, os aracajuanos puderam sentir de perto os horrores daquela guerra. As notícias dos naufrágios demoraram a circular, e quando chegaram ao conhecimento da população local, esta se prestou a ir até as praias ondem davam os corpos dos náufragos para prestar auxílio, quer recolhendo corpos das vítimas e enterrando-os, quer buscando sobreviventes. Mas ajudar não era o objetivo de todos os que ali acorriam. É pela análise da Apelação Crime de 1943, instaurada para averiguar o caso de Nelson de Rubina, que sabemos que naquele contexto também existiam pessoas que buscavam tirar algum proveito próprio de toda aquela situação sem precedentes históricos.

Abstract:

This monograph is part of the “Memories of World War II in Sergipe” supported by FAPITEC and CNPq through the announcement Pronem 2011 and aims to analyze the daily life of Aracaju in 1942 after torpedeamentos, specifically the receipt of Aracaju that event worthy of a horror movie. In the period, Brazil was experiencing the impositions and control in all new state institutions (1937-1945), under the command of Getulio Vargas. The world was at its worst armed conflict already locked, the Second World War (1939-1945), who until August 1942, date of torpedeamentos, only made itself felt in the country indirectly, mainly by economics. With torpedeamentos of Brazilian vessels on the coast between the states of Bahia and Sergipe by the German submarine U-507, the near Aracaju could feel the horrors of that war. The news of the shipwrecks were slow to move, and when they came to the attention of the local population, this has been paid to go to the house that pushes beaches gave the bodies of the castaways to provide aid or collecting victims’ bodies and burying them or seeking survivors. But help was not the goal of those who flocked there. It is by analyzing the Appeal Crime 1943, established to investigate the case of Nelson Rubina, we know that in that context too there were people who sought to get something out of himself all that historically unprecedented situation.

Palavras-chave:

Cotidiano, Pós-torpedeamentos, Segunda Guerra Mundial, Aracaju, Nelson de Rubina.

Keywords:

Daily Life, Post-torpedeamentos, World War II, Aracaju, Nelson Rubina.

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI/PROFHISTÓRIA/UFS – PPGHC/UFRJ)

 

Ano:

2015

Instituição:

Universidade Federal de Sergipe

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1RUQfUOBFlA0T9_TJoHyIg7F-vb3gBeYt/view

Dissertações

Título:

Os Manuais de Instruções Para Soldados Americanos e Britânicos na II Guerra Mundial: uma análise comparativa (1942-1945)

Autora:

Anailza Guimarães Costa

Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva comparada, manuais de instruções produzidos pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial. Analisamos o Instructions for American Servicemen in Britain (1942), Instructions for British Servicemen in France (1944) e o Instructions for American Servicemen in France During World War II (1944). Também, buscamos fazer um contraponto dessas análises com o folheto 112 Gripes about the French (1945), cujo objetivo foi elencar queixas de comportamentos dos americanos

em relação aos franceses e dar possíveis soluções. O primeiro manual que foi produzido em 1942, teve a função de instruir os soldados americanos enviados para lutar na Grã-Bretanha. O segundo, para orientar os combatentes britânicos que se dirigiram à França em 1944. O terceiro, também produzido em 1944, teve como objetivo indicar aos americanos o comportamento diante dos franceses. A partir disso, foi possível identificarmos estes manuais dentro de um projeto de formação militar, pensado pelos Estados americano e britânico a fim de instruírem os soldados sobre o comportamento frente ao habitante local. Como referencial teórico, utilizamos Norbert Elias, na teoria do Processo Civilizador, em que o autor analisa a história dos costumes a partir da formação do Estado Moderno. Assim, observamos que além do combatente eficiente militarmente, os Estados tentaram formar o soldado cidadão cosmopolita, aquele que deveria representar a imagem de sua pátria e projetar um comportamento para se inserir na cultura do aliado.

Abstract:

The objective of this work is to analyze, in a comparative perspective, instructions guides produced by United States and Great Britain in the Second World War. We analyzed the Instructions for American Servicemen in Britain (1942), Instructions for British Servicemen in France (1944), and Instructions for American Servicemen in France During World War II (1944). We also sought to make a counterpoint of these analyses with the leaflet 112 Gripes about the French (1945), whose objective was to list Americans gripes about the French behavior and provide possible solutions. The first manual, produced in 1942, had the function of instructing the American soldiers sent to fight in Great Britain. The second, to guide British fighters who were going to France in 1944. The third, also produced in 1944, had as an objective to indicate to the Americans the behavior before the French. From this, it was possible to identify those guides as part of a military formation project conceived by the American and British states in order to instruct the soldiers concerning to the behavior before the local inhabitant. As a theoretical reference, we use Norbert Elias’ theory of the Civilizing Process, in which the author analyzes the history of customs from the formation of the Modern National State. Therefore, we observed that besides the militarily efficient combatant, the states tried to form the cosmopolitan-citizen soldier, who should represent the image of his homeland and project a behavior in order to insert himself into the allied culture.

Palavras-chave:

II Guerra. Instruções. Manuais. Soldados.

Keywords:

Second World War. Instructions. Guides. Soldiers.

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI/PROFHISTÓRIA/UFS – PPGHC/UFRJ)

Ano:

2018

Instituição:

Universidade Federal de Sergipe

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/16XC7q_NXstu0bOyP6aiqw3CIMj79jvhL/view

Título:

Segunda Guerra, Pracinhas e Impressos: um estudo sobre o jornal O Cruzeiro Do Sul (1945)

Autor:

Dércio Cardoso Reis

Resumo:

Esta pesquisa faz um estudo sobre o jornal O Cruzeiro do Sul que foi produzido pelo Serviço Especial da Força Expedicionária Brasileira. Foi uma publicação regular, editada duas vezes por semana, produzido entre 03 de janeiro a 31 de maio de 1945, totalizando 34 edições. No entanto, sua circulação ficou restrita a Itália. Foi o principal veículo impresso para formar a opinião dos soldados brasileiros sobre a Segunda Guerra Mundial. O jornal era impresso em Florença e tinha uma tiragem estimada de 5.000 exemplares. Ao estudar esse periódico procuramos analisar as representações produzidas pelo O Cruzeiro do Sul privilegiando a proposta do jornal para educar com imagens e textos os soldados da FEB, como o Brasil foi representado e as razões para a presença brasileira para as batalhas da Segunda Guerra Mundial. Vemos o jornal como um suporte educacional. Observamos um processo educacional, mas não escolar. Para um melhor entendimento, é necessário levar em consideração que o jornal não é mero transmissor de notícias. É preciso entender a tipologia de um jornal, qual o seu objetivo, para que tipo de leitor ele está destinado, facilitando assim, um melhor entendimento e também uma futura crítica.

Abstract:

This research has carried out a study upon the newspaper “O Cruzeiro do Sul”, which was produced by the Special Service of the Brazilian Expeditionary Force. It was a regular publication, edited twice a week, manufactured between January the 3rd and May the 31st of the year 1945, adding up to 34 editions. Nevertheless, its circulation throughout all of Italy had become restricted. It was the main printed paper that helped Brazilian soldiers form their opinion about World War II. The newspaper was printed in Florença and had a print run of about 5,000 copies. By studying this newspaper, we attempt to analyze the representation made by O Cruzeiro do Sul, giving precedence to the proposal of the newspaper in order to educate with images and texts the soldiers of the BEF, to how Brazil was represented and to the reasons for the Brazilian presence at the World War II battles. We see the newspaper as an educational source. We observe an educational process, but not scholastic. For a better understanding it is indispensable to take into consideration that the newspaper is a mere news transmitter. It is necessary to understand the typology of the newspaper, which is its objective, to what kind of reader it had been addressed, thus facilitating a better understanding and, likewise, a future criticism.

Palavras-chave:

Segunda Guerra Mundial, FEB, O Cruzeiro do Sul

Keywords:

World War II, BEF, O Cruzeiro do Sul

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI/PROFHISTÓRIA/UFS – PPGHC/UFRJ)

Ano:

2019

Instituição:

Universidade Federal de Sergipe

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1-VEapEIE5fefueHmQwD9Hxyy3WHErtmf/view

Título:

O Trabalho com as Fotografias no Ensino da Segunda Guerra Mundial: um estudo comparado das coleções do PNLD 2018

Autora:

Maria Luiza Pérola Dantas Barros

Resumo:

Esta dissertação investiga, a partir de uma perspectiva comparada, como as fotografias que representam a Segunda Guerra Mundial, vistas aqui como fontes que colaboram na narrativa dos fatos, foram trabalhadas nos livros didáticos de História, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, e que teve por público alvo os alunos e professores do ensino médio das escolas públicas brasileiras. Objetivamos compreender de que maneira as coleções aprovadas materializaram as exigências do Edital 2018, no que se refere ao trabalho destas fotografias em suas obras, a partir do conceito de ancoragem da imagem pelo texto, proposto por Barthes (1964;1990). Os livros didáticos utilizados foram os manuais do professor, que tanto comportam a parte destinada ao discente, quanto o suporte pedagógico ao docente, tendo em vista estes possibilitarem uma visão geral de cada obra. A partir disto, a metodologia utilizada nesta pesquisa foi a História Comparada (KOCKA, 2003; BARROS, 2007), tendo em vista fornecer condições para uma observação mais sistematizada do objeto em questão, no que se refere as semelhanças e, principalmente, as diferenças existentes no trato das fotografias por cada coleção, sujeitas, por sua vez, a um mesmo edital. Esta pesquisa acaba por demonstrar que, diferente da proposta inicial do Edital 2018, no que se refere as fotografias serem tratadas pelas coleções como fonte no ofício de narrar os fatos históricos, por vezes algumas das coleções aprovadas acabaram negligenciando informações, o que poderia prejudicar o entendimento de aspectos importantes do conflito em questão.

Abstract:

This dissertation investigates, from a comparative perspective, how the photographs that represent World War II, seen here as sources that collaborate in the narrative of the facts, were worked out in the didactic books of History, approved by the National Program of Didactic Book (PNLD) 2018, and that had as target public the students and teachers of the high school

of the Brazilian public schools. From this, we aim to understand how the approved collections materialized the requirements of the 2018 Edict, regarding the work of these photographs in their works, based on the concept of anchorage of the image by the text, proposed by Barthes (1964, 1990). The textbooks used were the teacher’s manuals, which both bear the part intended for the student, and the pedagogical support to the teacher, in order to provide an overview of

each work. The methodology used in this research was the Comparative History (KOCKA, 2003; BARROS, 2007), in order to provide conditions for a more systematized observation of the object in question, regarding the similarities and mainly the differences existing in the treatment of the photographs by each collection, subject, in turn, to a same edict. This research reveals that, unlike the initial proposal of the 2018 Edict, as far as photographs are treated by the collections as a source in the craft of narrating the historical facts, sometimes some of the approved collections ended up neglecting information, which could harm the understanding of aspects the conflict in question.

Palavras-chave:

Ensino da segunda guerra, fotografia, livro didático, pnld 2018.

Keywords:

Teaching of the Second War. Photography. Textbook. PNLD 2018.

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton cândido santos maynard (dhi/profhistória/ufs – ppghc/ufrj)

Ano:

2019

Instituição:

Universidade Federal de Sergipe

 

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1RXY2SdjNBVkgo-X7VYGkMXmDsyyJBS_l/view

Título:

Inteligência, Sabotagem, Resistência: história comparada dos serviços de espionagem norte-americano e britânico na

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Autora:

Raquel Anne Lima De Assis

Resumo:

O objetivo deste trabalho é analisar, em perspectiva comparada, a ação das principais instituições governamentais dedicadas a serviços de inteligência e espionagem entre 1939 e 1945, em pleno contexto da II Guerra Mundial, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Estudaremos duas agências britânicas, as Secret Intelligence Service (SIS) e Special Operations Executive (SOE), surgidas, respectivamente, em 1909 e 1940, e a norte-americana Office of Strategic Services (OSS), nascida em 1941. Para isto, nosso estudo analisará manuais desenvolvidos por estes órgãos que tinham como objetivo ensinar técnicas de sabotagem, guerrilha, defesa pessoal, manuseio de armas de fogo e disfarces aos agentes secretos para que estes repassassem esses conhecimentos aos integrantes de movimentos de resistência nos países ocupados pelo Eixo. Desta forma,

as agências americana e britânica procuravam atrapalhar o cotidiano das tropas inimigas e coletar informações. Para este trabalho utilizaremos como aporte teórico-metodológico a História Comparada, ao observar as semelhanças e diferenças entre tais serviços secretos, e a Nova História Política.

Abstract

The aim of this work is to analyze, through Comparative History, aspects of the espionage services of the United States and England during World War II (1939-1945).

Three institutions were responsible for those services: the British Secret Intelligence Service (SIS) and Special Operations Executive (SOE), arisen respectively in 1909 and 1940, and the American Office Of Strategic Services (OSS), born in 1941. For this purpose, we analyze the manuals developed to the training of its spies in techniques of sabotage, guerrilla warfare, self-defense, firearms handling, and disguises. These documents were confidential, of internal use, and were applied as manuals of field so the secret agents would pass, after trainings, its contents to the members of the resistance movements in the countries occupied by the Axis in order to disrupt the daily life of the enemy troops. For this work we will use as a theoretical-methodological contribution the Comparative History, observing the similarities and diferences between such secret services, and the New Political History.

Palavras-chave:

Segunda Guerra Mundial; espionagem; resistência.

Keywords:

World War II, espionage, resistance.

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI/PROFHISTÓRIA/UFS – PPGHC/UFRJ)

Ano:

2017

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1bIXaqOxiQw_m65dzON5Mo4b2acGWhBvE/view

Título:

“Hollywood Declara Guerra”: análise comparada da divulgação dos filmes antinazistas norte-americanos nos jornais do Rio de Janeiro e de Aracaju (1942-1945)

Autora:

Liliane Costa Andrade

Resumo:

O presente trabalho compara a divulgação de filmes antinazistas norte-americanos exibidos no Rio de Janeiro e em Aracaju entre os anos de 1942-1945. Esse período compreende, respectivamente, o início das exibições dessas películas nos cinemas brasileiros – após o rompimento das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com os países do Eixo –, e o fim da II Guerra Mundial, iniciada em 1939. Então capital do país, o Rio de Janeiro foi a cidade na qual a maioria dos filmes antinazistas estrearam no Brasil; já Aracaju foi um dos poucos locais do continente americano que viu e sentiu de perto os efeitos da II Guerra, em decorrência dos torpedeamentos às embarcações brasileiras em agosto de 1942, fato que serviu de estopim para a entrada do Brasil no conflito. Diante disso, analisaremos os seguintes periódicos: Jornal do Brasil, Correio da Manhã e A Noite (Rio de Janeiro); Sergipe Jornal, Correio de Aracaju e Folha da Manhã (Aracaju). Também faremos uso das revistas A Cena Muda (1939-1945) e Cinearte (1939-1942), ambas publicadas no Rio de Janeiro e especializadas em assuntos

cinematográficos. A metodologia empregada é aquela ensinada pela História Comparada, mais especificamente o modelo proposto por Marc Bloch (1886-1944), da comparação entre duas sociedades próximas no espaço e no tempo, que se influenciavam, e que atravessavam um problema em comum. No que se refere à teoria, o trabalho se respalda nas concepções de Alexandre Busko Valim acerca da relação entre história e cinema, e no conceito de representação proposto por Roger Chartier. A partir disso, foi possível concluir que houve empenho dos jornais cariocas e aracajuanos no sentido de propagandear os filmes antinazistas hollywoodianos, fazendo com que cinema e imprensa atuassem juntos em busca da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial.

Abstract:

This work compares the dissemination of North-American anti-Nazi movies shown in Rio de Janeiro and Aracaju between 1942 and 1945. This period comprehends, respectively, the beginning of their exhibition at Brazilian movie theaters – after the severance of Brazilian diplomatic and commercial relations with the Axis –, and the end of World War II, initiated in 1939. Rio de Janeiro, the capital of Brazil at the time, was the city in which most of anti-Nazi

movies were first released; on the other hand, Aracaju was one of the few places at the American continent that saw and felt from up close the effects of World War II, due to the torpedoing of Brazilian vessels in august 1942, fact that fit as a trigger to the participation of Brazil in the conflict. Taking that into consideration, we’ll analyze the following journals: Jornal do Brasil,

Correio da Manhã e A Noite (Rio de Janeiro); Sergipe Jornal, Correio de Aracaju e Folha da

Manhã (Aracaju). We’ll also use the magazines called A Cena Muda (1939-1945) and Cinearte (1939-1942), both published in Rio de Janeiro and specialized in cinematographic topics. The methodology used is the one taught by Compared History, more specifically the model proposed by Marc Bloch (1886-1944), of comparison between cities next to each other on space

and time, that influenced each other, and went through a problem in common. In relation to the theory, the work is based on the concepts of Alexandre Busko Valim around the relation between history and cinema, and on the concept of representation proposed by Roger Chartier.

Based on that, it was possible to conclude that journals from Rio de Janeiro and Aracaju made an effort to announce anti-Nazi Hollywoodian movies, in a way that press and cinema worked together seeking the victory of the Allies on World War II.

Palavras-chave:

Imprensa; II Guerra Mundial; Filmes antinazistas hollywoodianos; História

Comparada.

Keywords:

Press; World War II; hollywood anti-Nazi movies; Compared History.

Orientador:

 

Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI/PROFHISTÓRIA/UFS – PPGHC/UFRJ)

Ano:

2021

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1QWbPxbJTEyb-MV8ppwNHcHEOd3dCkAXE/view

Tese

Título:

De Hollywood a Aracaju: A Segunda Guerra Mundial por intermédio dos cinemas (1939-1945)

Autora:

Andreza Santos Cruz Maynard

Resumo:

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito bélico mais intenso que ocorreu no século XX. E a Guerra logo se tornou um tema atraente para a produção cinematográfica do período. Considerando a grande quantidade de filmes hollywoodianos que circulavam pelos cinemas brasileiros à época, esta tese analisa a participação dos filmes norte-americanos, exibidos entre 1939 e 1945 nos cinemas aracajuanos, na produção de sentido sobre a Segunda Guerra Mundial. A população de Aracaju viu de perto as consequências dos torpedeamentos das embarcações brasileiras ocorridas em agosto de 1942. E no mês seguinte os cinemas da cidade passaram a exibir filmes chamados de “antinazistas”. A partir do exame da recepção a essas películas foi possível perceber o esforço do Estado para controlar os meios de comunicação de massa (por meio do Departamento de Imprensa e Propaganda e seu representante em Sergipe, o Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda), bem como a tentativa de direcionar o olhar da plateia para aspectos particulares das produções estrangeiras. O corpo da documentação, analisada com base na Nova História Cultural, foi composto por periódicos, sobretudo os jornais aracajuanos que continham anúncios e comentários a respeito das estreias das películas, além de documentos oficiais, os próprios filmes de longa-metragem e outros registros. Os resultados da pesquisa apontam para a especificidade da frequência às salas de exibição em Aracaju, bem como para a influência exercida pelos filmes hollywoodianos, que abordavam a Segunda Guerra Mundial e os inimigos externos do Brasil, sobre os habitués dos cines Rio Branco, Rex, Guarany, São Francisco e Vitória.

Abstract:

The World War II was the most intense military conflict occurred in the Twentieth Century. And the War quickly became an interesting topic for film production. Considering the large amount of Hollywood movies that circulated in Brazil at that time, this thesis analyses how North American movies, exhibited between 1939 and 1945 in Aracaju, had influenced in a creation of common sense about World War II. People who lived in Aracaju had seen closely the consequences of Brazilian ships sinked, in August 1942. And, in September, Aracaju’s movie theaters started the exhibition of “Anti-nazi” movies. After to examine the reception of movies was clear the Brazilian state’s effort to control all mass media (through the Department of Press and Propaganda and their representation in Sergipe), as well as they had tried to get the spectator attention to particular aspects in foreign productions. In this search some documents were analyzed based on the New Cultural History as newspapers and magazines, especially those that circulated in Aracaju containing advertisements and comments about the premieres of films, as well as official documents, the movies and others sources. Therefore the research results indicate a particular way in going to the movies in Aracaju, as the influence exerted by Hollywood movies, mostly those that mention the World War II and Brazil enemies, in moviegoers of cinemas Rio Branco, Rex, Guarany, São Francisco and Vitória.

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Segunda Guerra Mundial, Filmes Hollywoodianos sobre a Guerra,

Recepção Cultural, Cinemas em Aracaju.

Keywords:

World War II, Hollywood Movies about War, Cultural Reception, Movie Theaters in Aracaju.

Orientadora:

 

PROF.ª DR.ª ZÉLIA LOPES DA SILVA (UNESP/Assis)

Ano:

2013

Instituição:

Universidade Estadual Paulista

Para ter acesso ao texto completo: https://drive.google.com/file/d/1B8aTm8P6w2mLZqJf6VBs1JuYn7ndqUWC/view