Quem somos

O GET

O Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) nasceu em 2008. É um grupo de pesquisa sediado na Universidade Federal de Sergipe, por ela certificado e cadastrado no diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Os pesquisadores do grupo têm participado regularmente de eventos locais, nacionais e internacionais.

Os alunos e pesquisadores do GET também têm produzido relatórios, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, além de textos de divulgação científica para jornais e participado como entrevistados em programas de televisão, rádio e “lives” nas redes sociais.

Equipe

Dilton Cândido Santos Maynard (Universidade Federal de Sergipe, DHI)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensinode História da UFS (Profhistória UFS). Bolsista Produtividade CNPq-Nível 2. Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/7966825011414341.

Andreza Santos Cruz Maynard (Universidade Federal de Sergipe, CODAP)

Pós-doutora em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015), Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Licenciada em História pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Professora de História do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Professora do quadro permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Segunda Guerra Mundial e Cinema norte-americano, História e Cinema, Estado Novo. Participa como membro/pesquisadora do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Editora-chefe da revista Boletim Historiar (Qualis A4 para História). Integra o Comitê Editorial dos Cadernos do Tempo Presente (Qualis A3 para História). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2270280865736431

Janaína Cardoso Mello (Universidade Federal de Sergipe, DHI)

Bacharel e Licenciada em História (UERJ, 1997), Especialista em História Contemporânea (UFF, 2000), Mestre em Memória Social (UNIRIO, 2001), Doutora em História Social (UFRJ, 2009) com período de pesquisa sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP, 2008). Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do PROFHISTÓRIA – Mestrado em Ensino de História da UFS desde 2015. Investigadora na Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA) da Universidad Autónoma de Barcelona desde 2014. Em 2015 Ganhadora do Prêmio Prof. Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, 2016, categoria Economia Criativa e do Prêmio do Itaú Cultural para pesquisas em Economia da Cultura, 2017-2018. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFS) desde 08/2019.

Adriana Mendonça Cunha (doutoranda FIOCRUZ)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é doutoranda em História da Ciência e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (RJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em Grande área: Ciências Humanas/ Área:

História/Subárea: História da Educação.

Adson do Espírito Santo (Mestre em História – UFAL)

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestrando pela Universidade Federal de Alagoas (2015). É Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/CNPq/UFS). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Esportes, Estado Novo em Sergipe, II Guerra Munidal em Sergipe, Ensino de História e Novas Tecnologias.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9411213056701974

Aline Duarte da Graça Rizzo (IPEA)

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ onde desenvolve pesquisa na área de Cooperação Sul-Sul Brasileira em Moçambique e Cabo Verde. Mestra em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2015) Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2012). Atualmente é Assistente de Pesquisa IV na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e é membro da rede de Think-Tanks do Sul Global (NeST). Atuou como Visiting Research Fellow no Departamento de Ciência Política da Brown University nos EUA no ano de 2014. Entre os anos de 2013 e 2016 trabalhou como professora tutora de História Moderna I e Moderna II do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) juntamente com o Consórcio de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro-CEDERJ. Tem interesse nas áreas de Relações Internacionais, História Moderna e Contemporânea, Cooperação Internacional e Desenvolvimento.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4148114525139149

Ana Beatriz Santana Andrade (PROGRAD/UFS)

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA/UFS). Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes (UNIT). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Pio Décimo. Professora de Inglês da Rede Estadual de Ensino de Sergipe (2006 – 2008). Atualmente, Secretária Executiva da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PROGRAD/UFS). Integrante do Grupo de Pesquisa de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS), desde 2019, coordenado pelo Prof. Dr. Dilton Maynard, desenvolvendo pesquisa na área de Educação com ênfase em políticas públicas e interdisciplinaridade.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4331552339186610

Ana Luiza Araújo Porto (IFAL)

É licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Tem Mestrado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas(2009). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (NPGED) da Universidade Federal de Sergipe (2015-2019). É professora de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Maceió. Foi Coordenadora da Coordenação de Ciências Humanas e suas Tecnologias do IFAL, Campus Maceió. Foi presidenta da Associação Nacional de História (ANPUH) – Seção Alagoas (2011-2013). Foi professora do Programa Especial de Graduação de Professores da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) (2008-2010). Foi professora de História da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (2006-2010). Foi Técnica Pedagógica do Departamento de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (2009-2010). Atua nos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS) e Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação (GEMPE/IFAL).

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2414893674025560

Andrey Augusto Ribeiro dos Santos (doutorando PPGHC-UFRJ)

Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Durante a graduação atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET História/UFS), entre os anos de 2011 e 2014, e enquanto membro do Vivarium – Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo desenvolveu a monografia denominada: Medievo como Contestação: J.R.R. Tolkien e a rejeição de sua época, orientada pelo Prof. Dr. Bruno Gonçalves Alvaro (PROHIS/DHI/UFS). Durante o mestrado trabalhou com as representações do Terrorismo e do Contraterrorismo no Cinema dentro do recorte compreendido entre os anos de 2005 e 2013, sob orientação do prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (PPGHC/UFRJ). Atualmente é integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS).

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4591382665207174

Arthur Antônio Soares Felix dos Santos (Graduando História UFS)

Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Cinema Hollywoodiano na Segunda Guerra Mundial.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4237486931353802

Caroline de Alencar Barbosa (Mestre em Educação – UFS)

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Graduada em Licenciatura em História na Universidade Federal de Sergipe (DHI/UFS). Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Professora Substituta no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe 2017-2019 aprovada em concurso público. Atuou como colaboradora no Projeto “Sergipe na Segunda Guerra Mundial: uma análise dos ataques do submarino U-507” edital Edital nº 02/2017 POSGRAP/COPES/UFS – PIBIC/PICVOL. Participou do projeto “O Nordeste e a Segunda Guerra mundial: narrativas do cotidiano”, apoiado pelo Cnpq e pela POSGRAP/UFS como bolsista PIBIC/PICVOL. Participou do projeto “Aracaju Em Tempos De Conflito: Estudo dos Espaços de Lazer na Segunda Guerra” inicialmente com o plano de trabalho “Usos de Aracaju na Segunda Guerra: cotidiano, clubes e praças” apoiado pelo Cnpq e pela /POSGRAP/COPES/UFS como bolsista PIBIC/PICVOL. Integrou o mesmo projeto como bolsista COPES seguindo o plano de trabalho “Espaços de sociabilidade de Aracaju na Segunda Guerra: o cotidiano nos bares e cafés”.Bolsista Cnpq seguindo o plano de trabalho “Quando a guerra chegou ao Brasil: ataques submarinos e memórias nos mares de Sergipe e Bahia (1942-1945)”. Pesquisadora no projeto “Memórias da Segunda Guerra em Sergipe” (Pronem, FAPITEC/CNPq), (Edital Universal 2014/CNPq). Atua em projetos sobre Segunda Guerra Mundial, Educação e Fascismo. Editora do Boletim Historiar (GET/UFS).

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0167029546416025

Caroline de Lara (Mestre em História UEPG)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007) e mestrado em História, Cultura e Identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do 9º anos do Ensino Fundamental Anos finais, bem como 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, no Colégio São Paulo – COC/Aracaju – SE. Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas:História do Brasil; propagandas; imagens; gênero; educação; almanaques de farmácia; educação sanitária; representação e imaginário social. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente, da Universidade Federal de Sergipe.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3064912647511582

Clotildes Farias de Souza (CEDAD UFS)

Doutora em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora de Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe. Coordenadora pedagógica do Centro de Educação Superior a Distância, da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente. Estudiosa das temáticas alfabetização e associações educacionais, com ênfase na história da educação.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2935323860855582

Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes (UFS)

Possui Pós Doutorado (2019) e Doutorado em Educação (UFS, 2017), Mestrado em Educação (UFS, 2013) e Mestrado em Administração (Universidade de Extramadura, Espanha: 2002) revalidado pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professora, gestora acadêmica e diretora da Faculdade São Luís de França, localizada em Aracaju/SERGIPE, entre os anos de 1998 a 2015. Depois disso, a instituição passou a fazer parte do Grupo Tiradentes, tendo feito a transição durante o período de 2015 a 2017, na qualidade de diretora geral. Seu histórico inclui uma linha holística, integral, sistêmica, amplamente divulgada e difundida dentro da instituição em que trabalhou. Lançou em 2013, pela Editora UFS, o livro A Universidade de Coimbra e a Reforma Pombalina de 1772, fruto da sua dissertação de mestrado. Com o apoio do Sebrae e do Senac, desenvolveu a cartilha Internet ponto a ponto (2009). Publicou também mais dois livros, sendo um de poesias, lançado pela Assembleia Legislativa (2009) e O amor é Imortal (2002), que fala sobre o sentimento de perda. Em 2019 a Editora UFS lançou seu novo livro chamado História & Memória da Educação Digital em Sergipe. Também compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP/MEC) e é consultora AdHoc da FAPITEC/SE. Atualmente é Assessora da Diretoria Superintendência do SEBRAE-SE.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2605711426731517

Dércio Cardoso Reis (Mestre em Educação UFS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (Bolsista CAPES). Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe, graduando em Museologia pela mesma instituição. Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET). Atuou como monitor da disciplina HIstória Contemporânea 2 (2009-2010). Participou como bolsista do projeto Portal Segunda Guerra Mundial (GET/FUNARTE). Participou da equipe executora do projeto Memorial Virtual Delmiro Gouveia (FUNDEG/GET/FUNARTE).

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9812837656670369

Diego Leonardo Santana Silva (Doutorando em História Comparada UFRJ)

Atualmente cursa Doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em ensino de história e em estudos sobre a apropriação do ciberespaço por grupos fascistas, desenvolvendo também estudos sobre as extremas-direitas e sua relação com a subcultura no Tempo Presente atuando principalmente nos seguintes temas: negacionismo, holocausto, subcultura e ensino de história.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5282811325153138

Francisco Diemerson de Sousa Pereira (PIO X)

Possui graduação em História pela Universidade Tiradentes (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes (2013) e cursa atualmente o Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Professor Adjunto da Faculdade Pio Décimo, nos Cursos de Direito, Psicologia e Licenciatura em Letras e Química, além de Asessor Pedagógico da Direção Acadêmica e Coordenador Local do Programa Universidade para Todos e Professor da Faculdade Pio Décimo do Alto São Francisco, na cidade de Canindé, sertão de Sergipe. Membro visitante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (UFS), do Grupo de Estudos em Educação e Contemporaneidade (UFSM). É membro da Academia de Letras de Aracaju. Tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e na atuando principalmente nos seguintes temas: tempo presente, história política, ditaduras, regionalismo, identidade, educação, cultura, memória e tradição, além de gênero, homocultura e homofobia na escola.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0898795471841333

Gabriela Rezendes Silva (mestranda PROFHISTORIA)

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de História (PET/UFS). Mestranda em Ensino de História pela Universidade Federalde Sergipe. Professora de História do Colégio Pio Décimo (Aracaju). É Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Tem experiência na área de História do Tempo Presente, atuandonos seguintes temas: tempo presente, política, extremismos e internet.

Karla Karine de Jesus Silva (Mestre em História UFS)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe, área de concentração Cultura e Sociedade, linha de pesquisa Relações Sociais e Poder. Formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente – (GET/UFS/CNPq) desde 2008. Atuou como pesquisadora em projetos relacionados a Extremismos e Internet. Coordenou o projeto Memorial Virtual Delmiro Gouveia. Participou como parecerista e recursista do Ministério da Educação (MEC) no projeto de avaliação do material didático de História do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) processos 2014, 2015 e participou da comissão Técnica Administrativa do PNLD 2016 e PNLD 2018. Foi Editora da revista Cadernos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) de 2010 a 2018, Professora de Filosofia do Colégio COESI/Aracaju/SE, Coordenadora Administrativa do Projeto Avaliação de Materiais Didáticos (MEC/UFS/FAPESE) de 2015 a 2018 e Professora Tutora de História Medieval, História de Sergipe, História Contemporânea e História Moderna do Curso de Graduação em História, modalidade EAD (CESAD/UFS) de 2015 a 2018. Atualmente é Professora de História das Instituições de Educação Básicas, COESI – Colégio de Orientação e Estudos Integrados, CCPA – Colégio de Ciências Pura e Aplicada e EMEF Prof. Laonte Gama da Silva. Desenvolve trabalhos sobre Biografias, Internet e Tempo Presente. Tem experiência nas áreas de Educação, História, Filosofia e Arqueologia, com ênfase em História do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo presente, memória, cibercultura, biografias, extremismos, história política e internet. Tem interesse nas áreas de Comunicação, História, Filosofia, Educação e Ciências Humanas em geral. Para contato: karla@getempo.org

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2894558105508754

Katty Cristina Lima Sá (Mestre em História Comparada UFRJ)         

Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve trabalhos nas áreas de Intolerância e Extremismos no Tempo Presente. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente – GET/UFS/CNPq, membro do corpo editorial da revista Cadernos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) [ ISSN: 2179-2143].

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6129885151774194

Laís Alves da Silva Cruz (Graduanda História UFS)

Graduanda do curso de História na Universidade Federal de Sergipe. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq no projeto Sergipe na Segunda Guerra Mundial: uma análise dos ataques do submarino U-507 (POSGRAP/COPES/UFS – PIBICVOL 2017), orientado pelo Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard. Vinculada ao Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Atuou no Colégio de Aplicação (CODAP/UFS) através do programa Residência Pedagógica, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8482607683889197

Lara Lima Resende (Graduanda História UFS)

Estudante no curso de Licenciatura em História na Universidade Federal de Sergipe (UFS); Membro do grupo de pesquisa CNPq estudo dos torpedeamentos por submarinos alemães aos navios mercantes na costa brasileira durante a II Guerra Mundial e o

comércio internacional durante este período (GET).

Liliane Costa Andrade (Mestranda em História Comparada – UFRJ)

Mestranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de História. É integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/Cnpq). Editora da revista Boletim Historiar (Qualis A4 em História). Tem experiência na área de História com foco em História Contemporânea, atuando nos seguintes temas: Segunda Guerra Mundial, filmes antinazistas norte-americanos, História e Imprensa, História e Cinema.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4925829335524030

Maria Thaislayne dos Santos Lino (Graduanda História UFS)

Graduanda em História – Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (UFS). Atua principalmente nos seguintes temas: sergipe, segunda guerra, jornais e submarinos.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7705589116051085

Maria Luiza Pérola Dantas Barros (Mestre em História UFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudo do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Integrou o projeto “Memórias da Segunda Guerra em Sergipe” (Pronem, FAPITEC/CNPq), (Edital Universal 2014/CNPq), e o projeto “Usos de Aracaju na II Guerra: cotidiano, clubes e praças” (DHI/UFS/CNPq). Secretária da Revista Boletim Historiar (GET/UFS/CNPq), entre 2018 e 2019. Atualmente supervisiona as atividades relacionadas a Coluna GETEMPO, na Infonet (https://infonet.com.br/categoria/blogs/getempo/).

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8314320909129692

Mônica Porto Apenburg Trindade (Doutoranda em História Comparada – UFRJ)

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2015. Mestra em Educação pela mesma instituição, em 2017. Doutoranda pelo Programa de História Comparada (PPGHC), na UFRJ desde 2018. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), desde 2013. Diagramadora dos Cadernos do Tempo Presente: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/about. Trabalhou como Editora da Boletim Historiar: https://seer.ufs.br/index.php/historiar. Atuou no Apoio Técnico ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016, nas áreas de História e Ciências Humanas e da Natureza / Livro Regional e, em 2018, na área de História.Trabalhou como Professora Conteudista das Disciplinas Metodologia Científica e Prática de Pesquisa IV: Pesquisa em Ensino de História, no curso de História EAD/UPE (Universidade Federal de Pernambuco, nos anos de 2017 e 2019. Trabalhou como Professora Formadora da Disciplina Introdução aos Estudos Históricos, pela EAD/UPE, em 2020.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0150174320631597

Paulo Roberto Alves Teles (Doutorando em História Comparada – UFRJ)

Paulo Roberto Alves Teles é natural de Aracaju. Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, UFS e Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe onde integra o Grupo de Estudos do Tempo Presente (UFS-CNPq). Atualmente desenvolve pesquisa sobre o ataque terrorista contra a Associação Mútua Israelita Argentina.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2878680431074596

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5308202464493853

Priscila Antônia dos Santos (Graduanda História UFS)

Estudante do curso de História- licenciatura na Universidade Federal de Sergipe UFS. Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente – GET/UFS, coordenado pelo Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard. Bolsista Pibic/CNPq do Projeto de Pesquisa: O “Pearl Harbor brasileiro”: O cotidiano em Sergipe na Segunda Guerra (1942-1945).

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0134026830735338

Raquel Anne Lima de Assis (Doutoranda em História Comparada – UFRJ)

Atualmente é doutoranda e mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve trabalhos sobre Segunda Guerra Mundial, Inteligência e Espionagem, História Política, História do Tempo Presente e História Comparada. Integrante do Grupo de Estudo do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Participou como pesquisadora do projeto “Memórias da Segunda Guerra em Sergipe (Pronem, FAPITEC/CNPq), (Edital Universal 2014/CNPq)”. Participa como pesquisadora do projeto O “Pearl Harbor brasileiro”: O cotidiano em Sergipe na Segunda Guerra (1942-1945) submetido para Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa C. É professora substituta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lecionando as disciplinas História Contemporânea e História da América Contemporânea. Editora da revista Cadernos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Exerceu a função de editora da revista Boletim Historiar (GET/UFS/CNPq). Trabalhou junto ao Ministério da Educação e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos 2016 e 2018.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4226246348820892

Renata Mascarenhas (Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe)

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2003). Especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é servidora publica concursada do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. É integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação e gestão de Cursos em EAD.

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3573454358561560

Walisson Victor Santos Souza (Graduando História UFS)

Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe

Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4680953355791070