NOSSOS LIVROS

Segunda Guerra Mundial: Apontamentos do Tempo Presente

Organização: Andreza S.C. Maynard; Dilton C. S. Maynard

Castigando o Mundo entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra matou milhões de pessoas, exauriu economias, mobilizou exércitos e abalou nações numa escala aterradora. Pela amplitude, o conflito acabou se tornando um tema frequente de pesquisas. Jornalistas, historiadores e cientistas sociais, mas também investigadores das mais diversas áreas, se voltaram para entender diferentes aspectos da Segunda Grande Guerra. 

Uma das consequências mais diretas de tantas pesquisas, mas principalmente do efeito global que o conflito encerrado com bombas atômicas, em agosto de 1945, provocou foi o surgimento de inúmeras produções culturais dedicadas ao assunto. Séries televisivas, documentários, revistas especializadas, exposições, jogos eletrônicos, peças teatrais, musicais e, sobretudo livros. Muitas obras foram publicadas sobre o assunto. Eis aqui mais uma.

O livro foi viabilizado pelo apoio do CNPq através do Edital Universal 2018. “Segunda Guerra Mundial: apontamentos do Tempo Presente” pode ser acessado clicando no botão abaixo.

Capa do livro Getempo Volume 2. Nas cores laranja e verde, com o logo do grupo em branco sobre imagens circulares.

GETEMPO: Novas memórias de uma coluna na internet

Organização:
Ana Beatriz Santana Andrade;
Dilton C. S. Maynard;
Maria Luiza Pérola Dantas Barros.

A coluna eletrônica do GETEMPO, www.infonet.com.br/getempo, procura levar ao leitor textos de divulgação científica, abordando temas relevantes, mas de forma sucinta, acessível e instigante. Para a coluna, iniciada em 2012 pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, interessam assuntos contemporâneos, muitas vezes lidos a partir de fatos históricos aparentemente distantes no tempo, cujos reflexos interferem no nosso cotidiano. A preocupação com a abordagem de fácil compreensão, na qual os autores apresentam resultados de estudos, observações e vivências de forma clara e direta, não se confunde com perda de qualidade nos textos publicados. O livro que se vai ler está dividido em três eixos temáticos: 1. Modos de ser, modos de comunicar; 2. Aprender, ensinar, lembrar e 3. O lado escuro do Mundo. Em cada um deles, o leitor é levado a conhecer e refletir sobre diversos acontecimentos, hábitos, práticas culturais, propostas governamentais, produções intelectuais, sem necessariamente ter que acompanhar a ordem de apresentação dos textos na obra. Embora estejam organizados em blocos, cada texto tem vida própria, podendo a obra ser lida de trás para frente ou ser iniciada do meio, sem qualquer prejuízo 

GETEMPO: Novas memórias de uma coluna na internet” pode ser baixado de forma gratuita clicando no botão abaixo.