Pular para o conteúdo

GET

Por que lembrar da Segunda Guerra Mundial?

Diego Leonardo Santana Silva
Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa Capes
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)
E-mail: diego@getempo.org

Monumento Nacional aos mortos da Segunda Guerra Mundial Imagem retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Pracinhas-CCBY.jpg

Milhões de mortos, nações divididas e um conflito que deixou marcas até os dias atuais. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um dos acontecimentos-chave do século XX e estudá-la se torna relevante para compreendermos o nosso tempo vislumbrando algo que não queremos repetir.

A Segunda Guerra Mundial compõe o nosso imaginário. Após a existência de Hitler e dos nazistas, para muitas pessoas, nada poderá ser pior. Livrarias, bancas de revistas e mesmo o catálogo de produções de streamings estão repletos de produções com a temática da guerra que, seja por meio da ficção ou com um fim documental e analítico, trabalham esse assunto e contribuem na elaboração desse imaginário. Os personagens e os relatos do conflito estão presentes em elementos que remetem à guerra tanto de forma direta quanto indireta. Personagens como o Capitão América e realidades alternativas com os nazistas vencendo a guerra como O Homem do Castelo Alto são pensadas em exercícios de história contrafactual que nos levam a refletir como o mundo seria diferente se o resultado tivesse sido outro.

Devemos lembrar da Segunda Guerra Mundial porque ela colocou em choque visões de mundo diferentes e antagônicas e isso fez com que mesmo os diferentes se unissem em prol do combate a um mal maior. Em uma época na qual o mundo transparece uma tendência de diminuição da globalização e afirmação de políticas isolacionistas por parte de algumas nações e expansionistas por outras, relembrar as consequências de um mundo dividido e sem diálogo se torna essencial.

Além disso, essa recordação é também um ato de respeito àqueles que se foram sendo vítimas das atrocidades e dos senhores da guerra. Essas pessoas tinham suas vidas, seus sonhos, seus objetivos que foram destruídos. A guerra, infelizmente, é um elemento da vida humana. Mas ela deve ser repudiada e não normalizada.

Cabe ao historiador a árdua tarefa de manter viva a lembrança daquilo que, muitas vezes, alguns querem esquecer. O esquecimento funciona como uma nova forma de assassinato. Esquecer é matar a memória e sem ela sofremos com a ausência da referência sobre os acontecimentos e seus impactos. Voltar à Segunda Guerra Mundial é buscar uma referência daquilo que não queremos repetir.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/por-que-lembrar-da-segunda-guerra-mundial/ em 23/02/2023


Postagens Relacionadas