Pular para o conteúdo

GET

COLUNA

GETEMPO

GETEMPO é um espaço de divulgação científica que publica reflexões de estudiosos das Ciências Humanas. Uma parceria do GET/UFS e da Infonet (www.infonet.com.br), com o apoio CNPq e Fapitec/SE. Atualmente possui supervisão da Prof.ª Ma. Maria Luiza Pérola Dantas Barros. Os textos publicados na Coluna Getempo representam a opinião dos (as) autores (as) e não do Grupo de Estudos do Tempo Presente, dos editores (as) do site getempo.org. 

Clique aqui para ler a coluna na página da Infonet.

Editores
Dilton Maynard, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Maria Luiza Pérola Dantas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal de Sergipe (UFRJ/UFS)

Revisora Gramatical:
Ana Beatriz Santana Andrade, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Conselho Consultivo:
Dércio Cardoso Reis, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Francisco Diemerson de Sousa Pereira
Karla Karine de Jesus Silva
Raquel Anne Lima de Assis, Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Paulo Roberto Alves Teles

Você também pode submeter seu texto para a Coluna Getempo. Para isso, entre em contato com get@infonet.com.br para mais informações. 

POSTAGENS RECENTES

O risco virou som: o nascimento do rock autoral em Sergipe

Luiz Eduardo Oliveira Universidade Federal de Sergipe (UFS) Cartaz do Perigo de Vida (1984). Arte: Beto Vela. Produção: Ellington “Peruca” e Antônio Carlos Tavares (“Repolho”). Show no Conjunto Inácio Barbosa, Aracaju. Memória viva do rock autoral sergipano. Acervo pessoal do autor. Numa garagem quente de Aracaju, no bairro São José, em 1983, três adolescentes descobriram que o risco podia virar…

O fogo da consciência

Damião Oliveira Santos Doutor em Educação pelo (PPGED/UFS)Mestre em Educação pelo (PPGED/ UFS)Graduado em Educação Física (UFS) Registro feito em uma rua do Pelourinho em Salvador/BA. Pertence ao acervo do autor. Nasci literalmente nesta casa, no Bairro Botequim, periferia de Estância. É chão de barro e de lembrança. Ali ainda mora Gaô, minha mãe, ao lado da memória viva de…

bell hooks: transgressão e afetividade para uma educação antirracista

Jairton Peterson Rodrigues dos Santos Professor do Instituto Federal de Sergipe – Campus AracajuMestre em Ensino de História (UFS) HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. O mês de novembro é, no Brasil, um marco simbólico e político da Consciência Negra, instituído pela Lei…

Os torpedeamentos e os filmes antinazistas em Aracaju

Profª Drª Andreza Maynard Universidade Federal de SergipeGrupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grande_Ditador Em 1942, os filmes antinazistas chegaram ao Brasil. Os grandes estúdios de Hollywood produziam esse tipo de película desde 1939, antes mesmo do início da Segunda Guerra Mundial, mas a censura do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) impediu sua exibição. Além…

A busca por respostas na Era Digital

Ailton Silva dos Santos Mestre em História (PROHIS/UFS)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) “Sacerdotisa de Delfos (afetada pelos vapores da fonte de Kerna sob o Templo), por John Collier, 1891, Galeria de Arte da Austrália do Sul.” Fonte: https://www.culturefrontier.com/oracle-of-delphi/ Com tantos e tão rápidos avanços que temos publicados no campo da tecnologia, volta e meia percebemos que…

As cabeças de Lampião e Maria Bonita e o racismo brasileiro

Felipe Trindade de Souza Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFS)Integrante do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP/UFS) Lampião e sua companheira Maria de Déa, a Maria Bonita. Fonte: Benjamin Abrahão Botto, 1936. Recentemente, noticiou-se que após três anos e meio, o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) reconstruiu…

Um olhar diferente sobre Anne Frank e a Segunda Guerra

Profª Drª Andreza Maynard Universidade Federal de SergipeGrupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Fonte da imagem: https://catracalivre.com.br/entretenimento/filmes-fascismo-nazismo/#google_vignette Acesso em 13/10/2025 Como contar uma história já muito conhecida e divulgada? Esse é o desafio do filme Anne Frank, Minha Melhor Amiga. A produção holandesa de 2021 é um drama baseado em fatos que revisita a trajetória da adolescente judia mais famosa…

A mentira vestida de verdade e nosso amor pelo falso

Pedro Carvalho Oliveira Professor de História Moderna e Contemporânea do Colegiado de História da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)Coordenador do Grupo de Estudos História do Tempo Presente, Política e Movimentos Sociais (Gehpmov) Imagem gerada por Inteligência Artificial. Se um dia o leitor visitar o museu Anne-de-Beaujeu, em Moulins, região central da França, certamente vai se deparar com…

Casablanca: o filme antinazista que se tornou um clássico

Profª Drª Andreza Maynard Universidade Federal de SergipeGrupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Fonte da imagem: https://www.originalfilmart.com/en-br/products/casablanca-film-fest?srsltid=AfmBOoqY_hwd1AzUd9bnd_Id5b3_M19gDA5JlMNdkJkelwPB_BGATH1Z Acesso em 01/10/2025 O ano era 1942. Os Estados Unidos participavam da Segunda Guerra, e a Warner Bros. lançou a produção antinazista Casablanca. Dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart (Rick) e Ingrid Bergman (Ilsa), o filme reunia todos os elementos…

O Brasil no Oscar 2026

Profª Drª Andreza Maynard Universidade Federal de SergipeGrupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Fonte da imagem: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-1000009761/noticias/ Acesso em 16/09/2025 Em 15 de março de 2026 acontece a 98ª cerimônia do Oscar, uma das mais prestigiadas premiações do cinema mundial. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. Curiosamente,…