Pular para o conteúdo

GET

"coluna getempo" nas cores preto e dourado

GETEMPO é um espaço de divulgação científica que publica reflexões de estudiosos das Ciências Humanas. Uma parceria do GET/UFS e da Infonet (www.infonet.com.br), com o apoio CNPq e Fapitec/SE. Atualmente possui supervisão da Prof.ª Ma. Maria Luiza Pérola Dantas Barros. Os textos publicados na Coluna Getempo representam a opinião dos (as) autores (as) e não do Grupo de Estudos do Tempo Presente, dos editores (as) do site getempo.org. 

Clique aqui para ler a coluna na página da Infonet.

Editores
Dilton Maynard, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Maria Luiza Pérola Dantas Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal de Sergipe (UFRJ/UFS)

Revisora Gramatical:
Ana Beatriz Santana Andrade, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Conselho Consultivo:
Dércio Cardoso Reis, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Francisco Diemerson de Sousa Pereira
Karla Karine de Jesus Silva
Raquel Anne Lima de Assis, Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Paulo Roberto Alves Teles

Você também pode submeter seu texto para a Coluna Getempo. Para isso, entre em contato com get@infonet.com.br para mais informações. 

POSTAGENS RECENTES

“Qualquer cor, desde que seja preto”

Priscila Antônia dos Santos Mestranda em História Comparada (PPGHC/UFRJ)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Ford Modelo T 1927. Fonte: https://www.statesman.com/story/special/2019/03/18/cars-we-remember-1927-ford-model-t-owner-recalls-glory-days-of-ownership/5687202007/ Em algum dia dos anos 1940, a cidade de Aracaju enfrentava mais uma típica noite sem energia elétrica. O senhor Lourival, que residia na antiga rua Vitória (atual Carlos Burlamarqui), recebeu o chamado de um amigo que…

O racionamento em Aracaju na II Guerra Mundial

Paula Tavares de Souza Santos Graduanda em História pela Universidade Federal de Sergipe (DHI/UFS)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)Bolsista do projeto “Transformações no cotidiano de Aracaju durante a Segunda Guerra Mundial” (PIBIC) Correio de Aracaju. Aracaju, 16 de janeiro de 1943, p.4. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os moradores de Aracaju tiveram que lidar…

O cinema para a alteridade

Diego Leonardo Santana Silva Pós-doutorando no PROFHISTÓRIA/UFSDoutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de JaneiroIntegrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Foto: iStock/Divulgação/Educa SC O cinema é uma das formas de arte mais presentes em nosso tempo. Seja por meio dos cinemas físicos, da televisão, da internet, nos celulares e em outros recursos, o acesso ao…

Afrotopia em Wilton Santos, Mali e Anderson Hot Black

Jairton Peterson Rodrigues dos Santos Mestre em Ensino de História (UFS) Imagens retiradas: Wilton Santos: Wilton Santos. [Fotografia ator e bailarino]. Instagram, outubro de 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cq_Sd0xOph9/ Acesso em: 31 jan. 2025. Mali: Roberto Fotografia e Mali na Voz. Instagram, Novembro de 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C0fMcRzuwKK/?img_index=1. Acesso em: 31 jan. 2025. Anderson Hot Black: SERGIPETUR. [Fotografia de paisagem turística…

Tragédia e esperança nas memórias de Aracaju

Letícia Conceição Silva Bolsista do projeto “Transformações no cotidiano de Aracaju durante a Segunda Guerra Mundial” (CNPq/UFS)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente Fonte: Agressão – documentário dos fatos que levaram o Brasil à Guerra. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943. Na noite de 15 de agosto de 1942, os passageiros do navio Baependi, que navegava pelo oceano Atlântico…

Elizabeth Teixeira, 100 anos de luta

Pedro Carvalho Oliveira Professor de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Vale do São Francisco.Desde 2017 desenvolve pesquisa sobre as Ligas Camponesas no Nordeste do Brasil Fonte: https://paraibacriativa.com.br/artista/elizabeth-teixeira/ “A luta não pode parar. Enquanto se diz que tem fome, salário de miséria, o povo tem que lutar”. Estas são algumas das últimas palavras proferidas por Elizabeth Teixeira no…

A China, os Estados Unidos e a corrida pela inteligência artificial

Diego Leonardo Santana Silva Atualmente realiza pós-doutorado no PROFHISTÓRIA/UFSDoutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Imagem retirada de: https://olhardigital.com.br/2019/06/14/noticias/china-x-eua-5-perguntas-e-respostas-sobre-a-briga-tecnologica-entre-as-superpotencias/ Nos últimos dias, o lançamento da IA chinesa DeepSeek gerou um impacto na corrida pela inteligência artificial (IA). De fato, as empresas de tecnologia gastam bilhões de dólares…

A lanterna das memórias perdidas no Tempo Presente

Jairo Fernandes da Silva Júnior Mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH/UFRPE)E-mail: jairo.fernandes1994@gmail.com Fonte: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/da-alemanha-de-hitler-ao-gesto-de-musk/ Umberto Eco, há 30 anos, proferiu a célebre conferência na Columbia University, sendo publicada por meio do livro Fascimo Eterno. Na ocasião, o intelectual destacou que no futuro se desenharia um “populismo qualitativo de tv e internet”, o qual traria uma resposta emocional a…

O retorno de Donald Trump

Diego Leonardo Santana Silva Atualmente realiza pós-doutorado no PROFHISTÓRIA/UFSDoutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) Retrato oficial de Donald Trump, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:TrumpPortrait.jpg O ano de 2025 traz consigo o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Tendo governado o país entre 2017 e 2021,…

Um Banho de Quilombo: um banho de afrofuturismo em Jaque Barroso

Jairton Peterson Rodrigues dos Santos Mestre em Ensino de História/UFS-SE BARROSO, Jaque. Banho de Quilombo [videoclipe]. YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ewCyt9kLO88. Acesso em: 9 jan. 2025. Imagem extraída do vídeo. O afrofuturismo é um movimento cultural, estético e filosófico que explora as interseções entre a cultura negra, a ciência, a tecnologia e a imaginação. Ele combina elementos da ficção científica,…