NOSSOS LIVROS

Segunda Guerra Mundial: Apontamentos do tempo presente

Organização: Andreza S.C. Maynard;
Dilton C. S. Maynard

Castigando o Mundo entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra matou milhões de pessoas, exauriu economias, mobilizou exércitos e abalou nações numa escala aterradora. Pela amplitude, o conflito acabou se tornando um tema frequente de pesquisas. 

Uma das consequências mais diretas de tantas pesquisas foi o surgimento de inúmeras produções dedicadas ao assunto.  Eis aqui mais uma.

O livro foi viabilizado pelo apoio do CNPq através do Edital Universal 2018. “Segunda Guerra Mundial: apontamentos do Tempo Presente” pode ser acessado clicando no botão abaixo.

Dias de Luta: Sergipe durante a Segunda Guerra Mundial

Autores: Andreza S.C. Maynard; Dilton C.S. Maynard

Este livro aborda Dias de Luta. Sim, aqueles entre 1939 e 1945. Evidentemente, sem uma precisão cirúrgica no corte cronológico. Para alguns, inclusive, a Segunda Guerra Mundial é apenas a continuidade de um conto mal resolvido do nacionalismo dos anos 1910. Mas falamos em Dias de Luta porque é nas dificuldades do cotidiano, nas tensões das manhãs simples, sob a chuva dos invernos silenciosos, que residem algumas das mais signicativas experiências.

Clique no botão abaixo para adquirir o livro.

Capa do livro Getempo Volume 2. Nas cores laranja e verde, com o logo do grupo em branco sobre imagens circulares.

GETEMPO: Novas memórias de uma coluna na internet

Organização:
Ana Beatriz Santana Andrade;
Dilton C. S. Maynard;
Maria Luiza Pérola Dantas Barros.

A coluna eletrônica do GETEMPO, www.infonet.com.br/getempo, procura levar ao leitor textos de divulgação científica, abordando temas relevantes, mas de forma sucinta, acessível e instigante. Para a coluna, iniciada em 2012 pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, interessam assuntos contemporâneos, muitas vezes lidos a partir de fatos históricos aparentemente distantes no tempo, cujos reflexos interferem no nosso cotidiano. A preocupação com a abordagem de fácil compreensão, na qual os autores apresentam resultados de estudos, observações e vivências de forma clara e direta, não se confunde com perda de qualidade nos textos publicados. 

GETEMPO: Novas memórias de uma coluna na internet” pode ser baixado de forma gratuita clicando no botão abaixo.

Livro Getempo 1 -1

GETEMPO: Memórias de uma coluna na internet

Organização: Dilton C. S. Maynard;

Este livro reúne textos publicados semanalmente na internet por integrantes do Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal de Sergipe (GET/UFS) entre maio de 2012 e julho de 2014. Estas memórias do blog “Getempo”, como foi batizado o espaço do grupo hospedado no Portal Infonet (www.infonet.com.br/getempo), trazem pequenas contribuições, observações frutos do cotidiano da pesquisa, mas também da leitura atenta do mundo “fora” dela. 

GETEMPO: Memórias de uma coluna na internet” pode ser baixado de forma gratuita clicando no botão abaixo.

Ao Pé do Ouvido: Sergipe, o Estado Novo e a Criação da Rádio Aperipê

Autor: Dilton C. S. Maynard

O livro evoca a importante presença da radiodifusão na construção histórica do Brasil, e, com maior especificidade, na história de Sergipe no momento de implementação da radiodifusão no país. Ele aborda também a “arma delicadíssima”, de acordo com o termo cunhado à rádio por Décio Pacheco Silveira na Revista Cultura Política, e constitui-se em uma importante referência a quem pretende conhecer mais sobre a radiodifusão no caso brasileiro e sergipano.

Clique no botão abaixo para adquirir o livro.

Escritos sobre história e internet

Organização: Dilton C. S. Maynard;

Este livro é composto por quatro ensaios. São textos escritos em momentos diferentes, mas que comportam basicamente a mesma preocupação. Refletem sobre as implicações provocadas pela emergência da Internet para aqueles que freqüentam a Oficina da História.

Clique no botão abaixo para adquirir o livro

Extremismo no Tempo Presente

Organização: Dilton C. S. Maynard;

Este livro aborda as diferentes faces do extremismo político no tempo presente. Grande parte dos escritos aqui apresentados tem como autores os integrantes do Grupos de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPQ), fundado no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe em 2008. Desde sua criação, o GET tem desenvolvido estudos sobre as diversas formas assumidas pelos extremismos entre o fim do século XX e a primeira década do século XXI. Os sete capítulos apresentados nessa obra contribuem para o entendimento de temas como: a atuação da extrema-direita na Europa e na América do Sul, a ocupação do ciberespaço por diferentes grupos extremistas, o revisionismo histórico e antissemitismo, a difusão do rock fascista e o debate sobre os fascismos no cinema contemporâneo.

Clique no botão abaixo para adquirir o livro.

Do Rock à Literatura: reflexões sobre História e Cultura

Organização: Dilton C. S. Maynard; Mônica Porto Apenburg Trindade

A obra reúne trabalhos que refletem sobre as relações entre História e Cultura. Os textos resultam dos diversos debates travados no âmbito do Grupo de Estudos do Tempo Presente, sediado na Universidade Federal de Sergipe. Refletir acerca dos diálogos entre História e Cultura se caracteriza como uma forma de expansão da nossa percepção para as múltiplas maneiras de expressão dos indivíduos na sociedade. Diante disso, a coletânea visa oportunizar ao leitor reflexões sobre ciência, política e cultura através de variadas percepções em torno da literatura, das histórias em quadrinhos e da música contemporânea.

Clique no botão abaixo para fazer download gratuito do livro.

História, Neofascismos e Intolerância: reflexões sobre o Tempo Presente

Organização: Dilton C. S. Maynard;

O livro História, neofascismos e intolerância: reflexões sobre o Tempo Presente é um produto do projeto Observatório das Atividades da Extrema-Direita na Internet, contemplado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) através do seu Edital Universal (06/2009).

Clique no botão abaixo para adquirir o livro.