Segunda Guerra Mundial apontamentos do Tempo Presente

Castigando o Mundo entre 1939 e 1945, a Segunda Guerra matou milhões de pessoas, exauriu economias, mobilizou exércitos e abalou nações numa escala aterradora. Pela amplitude, o conflito acabou se tornando um tema frequente de pesquisas. Jornalistas, historiadores e cientistas sociais, mas também investigadores das mais diversas áreas, se voltaram para entender diferentes aspectos da Segunda Grande Guerra. Assim, da corte nazista a partidas de futebol, de crimes de guerra a atos de resistência, de avanços tecnológicos às transformações na vida cultural provocadas pelos tempos de batalhas, tudo – ou quase tudo – parece ter sido escrutinado.

Uma das consequências mais diretas de tantas pesquisas, mas principalmente do efeito global que o conflito encerrado com bombas atômicas, em agosto de 1945, provocou foi o surgimento de inúmeras produções culturais dedicadas ao assunto. Séries televisivas, documentários, revistas especializadas, exposições, jogos eletrônicos, peças teatrais, musicais e, sobretudo livros. Muitas obras foram publicadas sobre o assunto. Eis aqui mais uma.

O livro foi viabilizado pelo apoio do CNPq através do Edital Universal 2018. “Segunda Guerra Mundial: apontamentos do Tempo Presente” pode ser acessado clicando no botão abaixo.

Desejamos um boa leitura!