Pular para o conteúdo

GET

Arqueologia de salvamento

Itamar Freitas
Universidade Federal de Sergipe

Prospecção arqueológica na área da Jazida E2D – Porto Real do Colégio-AL | Imagem: Marcos Albuquerque, 2011. Fonte: https://docplayer.com.br/docs-images/63/49991284/images/20-0.jpg

Arqueologia de salvamento – também designada como “arqueologia preventiva” e “arqueologia de contrato” – é um campo de atuação do arqueólogo profissional. Há oito anos, esse domínio concentrava aproximadamente 95% das pesquisas arqueológicas no país, resultantes de intervenções profissionais na área do licenciamento de grandes obras quando comparada à arqueologia acadêmica.

Isso afirmam P. Zanettini e C. Wichers (2014) e I. Chmyz (1986), para quem as iniciativas amparadas na legislação nacional específica (1961) datam da década de 1970, relacionadas, sobretudo, à construção de hidrelétricas, como Itaipu (1975) e Sobradinho (1977).

Hoje, no Nordeste, o salvamento avança em projetos de construção de ferrovias e linhas de transmissão, ampliando, inclusive, segundo A. L. Herberts (2019), o interesse dos arqueólogos sobre a “cultura material sertaneja” relativa aos séculos XIX e XX.

A pesquisa exploratória sobre o assunto demostra que a matéria cresceu nos últimos 20 anos, após a emergência das revistas acadêmicas digitais e os congressos especializados. Publicações a respeito somam 30 artigos e 35 trabalhos defendidos em programas de pós-graduação.

A proporção de iniciativas de salvamento frente à iniciativa acadêmica faz desse campo o maior mobilizador de material diagnosticado, registrado, coletado, analisado em laboratório e disponibilizado para a produção do conhecimento arqueológico, a divulgação científica e o compartilhamento comunitário em projetos de educação em geral e em educação patrimonial, de modo específico.

Considerando o vigor do seu valor, somos induzidos a questionar: que usos potenciais e reais são feitos do material salvo, sobretudo após a produção de relatórios finais dos projetos de salvamento? Qual a destinação potencial e real dessas coisas – objeto material e intelectual privilegiado pelos arqueólogos nos últimos 20 anos?

Para saber mais:

CHMYZ, Igor. As realidades sociais e políticas da Arqueologia de salvamento no Brasil. Arqueologia. Curitiba, n.5, p.1-15, 1996.

HERBERT, Ana Lucia. Arqueologia das populações sertanejas do Nordeste brasileiro. XX Congresso da SAB – “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos. Anais Pelotas: SAB, 2019.

ZANETTINI, Paulo; WICHERS, Camila A. De Moraes. Arqueologia preventiva e o ensino de Arqueologia no Brasil. Habitus. Goiânia, v.12, n.2, p.239-256, jul./dez., 2014.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/arqueologia-de-salvamento/ em 01/12/2022.


Postagens Relacionadas

Reflexão comparada sobre a Guerra Fria no cinema de ficção cientifica

Ailton Silva dos Santos Mestre em História (PROHIS/UFS)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Prese…

O cinema inglês na II Guerra Mundial

Liliane Costa Andrade Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (…

Homenagem ao Véio

Adriano Antunes Professor do Departamento de Farmácia da UFS Como começar uma homenagem ao Véio? Par…

Marcações: