Pular para o conteúdo

GET

Aracaju e a Segunda Guerra Mundial

Maria Luiza Pérola Dantas Barros
Doutoranda em História Comparada (PPGHC/UFRJ)
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)
Orientador: Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard

Cartaz de divulgação da exposição.

Há exatos 80 anos, na manhã de 18 de agosto de 1942, os aracajuanos puderam ler nos jornais notícias sobre o que ocorrera no litoral sergipano nos dias anteriores: os torpedeamentos de embarcações brasileiras pelo submarino alemão U-507, responsáveis pela morte de mais de 600 pessoas, entre soldados, mulheres e crianças de colo, no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Jornais como a Folha da Manhã divulgavam que aquele episódio alarmou a cidade inteira, fazendo com que o comércio encerrasse suas atividades mais cedo e com que a população fosse às ruas se manifestar contra o ocorrido e pedir desforra. Muitos, ao saberem dos fatos, foram às praias sergipanas na tentativa de prestar algum auxílio, quer recolhendo os corpos, quer ajudando os sobreviventes. A partir daquele ocorrido, é possível afirmar que o cotidiano de Aracaju foi impactado por um dos piores conflitos bélicos já travados.

Esse cenário é o tema da exposição “Aracaju: a capital que viu a Guerra”, idealizada pela Profa. Dra. Andreza Maynard e pelo Prof. Dr. Dilton Maynard, realizada pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) em parceria com a Funcaju e inaugurada no último 17 de agosto, no Centro Cultural de Aracaju, onde permanece aberta à visitação por dois meses.

Contando com objetos originais e réplicas, a exposição acaba por evidenciar como a Segunda Guerra Mundial se fez presente na cidade, tanto pelas notícias veiculadas nos meios de comunicação da época, como os jornais impressos, o rádio e o cinema,  quanto com os torpedeamentos ocorridos entre 15 e 17 de agosto de 1942, alterando a rotina dos aracajuanos, que passaram a conviver, entre outras coisas, com o medo de novos ataques.

Destinada aos mais diversos públicos, a mostra possibilita um olhar panorâmico de um momento singular em nossa história, em que a pequena cidade de Aracaju pôde sentir de perto os efeitos do maior conflito bélico do século XX.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/aracaju-e-a-segunda-guerra-mundial/ em 18/08/2022


Postagens Relacionadas

Reflexão comparada sobre a Guerra Fria no cinema de ficção cientifica

Ailton Silva dos Santos Mestre em História (PROHIS/UFS)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Prese…

O cinema inglês na II Guerra Mundial

Liliane Costa Andrade Doutoranda em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (…

Homenagem ao Véio

Adriano Antunes Professor do Departamento de Farmácia da UFS Como começar uma homenagem ao Véio? Par…