Pular para o conteúdo

GET

Maria da Conceição Tavares: uma vida no século XX

Diego Leonardo Santana Silva
Pós-doutorando no PROFHISTÓRIA/UFS
Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

Maria da Conceição Tavares em entrevista. Imagem retirada de: https://www.nexojornal.com.br/extra/2024/06/08/maria-da-conceicao-tavares-economista-morre

Faleceu neste mês de junho de 2024 Maria da Conceição Tavares. Foi economista, escritora e deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores entre 1995-1999, além de ter sido professora da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nascida em Anadia (Portugal), ela chegou ao Brasil no ano de 1954, época em que Portugal vivia a ditadura salazarista.

Durante décadas, Maria da Conceição Tavares esteve presente em momentos importantes da política brasileira, tendo sido influenciada pelo pensamento de autores como Caio Prado Júnior e Celso Furtado. Formou uma geração de economistas influentes. Dois de seus ex-alunos, Dilma Rousseff e José Serra, disputaram a presidência da República em 2010, com Tavares tendo declarado voto em Dilma. Sua obra e pensamento influenciaram debates econômicos principalmente em uma época na qual o Brasil sofria com uma crise inflacionária que colocava toda a economia em risco e elevava os níveis de pobreza. Para os mais jovens, pode parecer estranho; mas o Brasil lutou por décadas para conseguir uma estabilidade econômica, e nisso economistas como Maria da Conceição Tavares foram importantes na construção de todo um debate para a implementação de medidas que iam de acordo ou contrariavam suas ideias. É dentro do diálogo que se constrói alternativas para solucionar crises.

Além disso, um fato peculiar chama atenção. Nos últimos anos, vídeos com trechos de aulas e entrevistas de Maria da Conceição Tavares viralizaram nas redes sociais, levando parte da juventude a conhecer seu pensamento. Sendo apresentada muitas vezes como uma “professora das antigas”, suas lições acabaram se popularizando devido a sua abordagem enfática, em alguns casos bem-humorada, e com uma explícita preocupação com as implicações sociais provenientes das decisões econômicas. Isso demonstra como o pensamento de autores desse tipo pode ser passado de geração para geração e como a cultura audiovisual acaba sendo revisitada com o tempo. As redes sociais também podem ser usadas para fazer os mais jovens conhecerem grandes mestres do passado, como é o caso da professora Maria da Conceição Tavares.

Ela nos deixa com um importante legado e sua popularização nas redes sociais demonstra que devemos olhar mais para o passado. Sem direcionamento, não saberemos por que estamos onde estamos e a razão pela qual as coisas se desenvolveram para que chagassem ao estado atual. Numa época na qual o tecnicismo burocrata defende a diminuição de gastos públicos em saúde e educação, olhar para o pensamento de economistas como Maria da Conceição Tavares nos mostra um lado mais humano e preocupado com o próximo.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/maria-da-conceicao-tavares-uma-vida-no-seculo-xx/ em 13/06/2024


Postagens Relacionadas