Pular para o conteúdo

GET

Programa de Qualificação Docente – Quarta Versão

Profª Drª Andreza Maynard
Universidade Federal de Sergipe
Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

Foto: Marcelle Cristinne/PMA. Fonte da Imagem: https://infonet.com.br/noticias/educacao/seduc-oferta-1-200-vagas-para-professores-em-cursos-de-licenciaturas/. Acesso em 10/10/2023.

Trabalhar com educação impõe a necessidade de se atualizar com frequência. E em 2023 os professores contam com um aliado, o Programa de Qualificação Docente, quarta versão (PQD-4). Resultado das políticas públicas de qualificação profissional, o projeto visa ofertar cursos de graduação (segunda licenciatura) a professores da Rede Pública Estadual e das Redes Públicas Municipais de Ensino Sergipe.

O Programa de Qualificação Docente passou por uma atualização, e no dia 29 de dezembro de 2022 foi celebrado o convênio nº 14/2022 entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE), instituindo sua quarta versão.

No total, as edições anteriores do Programa de Qualificação Docente ofertaram 2.640 vagas em cursos presenciais. O PQD-1, convênio nº 130/97, de 13 de março de 1997, ofereceu 500 vagas. O PQD-2, convênio nº 134/98, de 30 de junho de 1998, disponibilizou 1.060 vagas. E o PQD-3, convênio nº 19/02, de 4 de abril de 2002, ofertou 1.080 vagas.

O PQD-4 inova ao propor um formato híbrido, com a previsão de atividades em um ambiente virtual de aprendizagem e encontros presenciais. Esse modelo permite ao participante conciliar o trabalho com os estudos, resultando numa organização conveniente dos horários, ao mesmo tempo que exige mais disciplina dos cursistas. O esforço será recompensado mais adiante, pois, como bem pontuou Aristóteles, “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos serão doces”.

Além disso, o programa foi ampliado e disponibiliza 2.500 vagas nesta edição em cursos de segunda licenciatura, com duração de 2 anos, que serão ofertados em duas etapas. Em 2023, foram oferecidos os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Letras Português, Letras Inglês, Dança, Matemática, Física e Química, nos municípios de São Cristóvão, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Lagarto, Estância e Propriá.

A etapa seguinte tem início previsto para 2025 com novos cursos, como Educação Física, Letras Espanhol, Ensino Religioso, Geografia, Filosofia, História, LIBRAS e Artes. A realização do PQD-4 é uma prova de que as três versões anteriores foram exitosas. Elas impactaram a educação e a vida dos professores sergipanos.

O PQD-1 foi a primeira ação da UFS para interiorizar o ensino superior. Ainda hoje, ouve-se testemunhos saudosos dos participantes do PQD-1, PQD-2 e PQD-3. Um dado curioso é que, por iniciativa própria, os cursistas confeccionaram blusas para usar durante as aulas do Programa de Qualificação Docente.

Ao escrever sobre a influência do PQD-1 na formação dos licenciandos em Letras do Polo de Estância, Maryluze Souza Santos Siqueira traz relatos de professores que mencionam a vestimenta especial para as aulas. Uma cursista declarou que “Ter essa camisa, vestir essa camisa do PQD para mim foi muito importante porque além da identificação (…) a alegria de demonstrar meu orgulho de ser uma aluna do PQD, uma aluna da Universidade Federal de Sergipe”.  Nesses depoimentos, “vestir da camisa do PQD” ia além de um ato físico e se enchia de significado.

O alvo de todas as edições do PQD foi e continua a ser os docentes da Educação Básica. Compreende-se que a oferta dos cursos de segunda licenciatura pelo PQD-4 contribui para a valorização dos profissionais que estão em sala de aula. E, nesse cenário, a UFS se mantem como uma referência na formação de professores em Sergipe.

A missão do Programa de Qualificação Docente é contribuir com a transformação da educação sergipana e a melhoria da sociedade. Espera-se que os participantes desta edição estejam dispostos a “vestir a camisa” do PQD-4, e que a semente plantada agora gere frutos doces ao longo dos próximos anos.

Para saber mais:

SIQUEIRA, Maryluze Souza Santos. Projeto de Qualificação Docente (PQD-1 – 1997/2001): influência na formação e atuação dos licenciados em Letras no Polo de Estância/SE. Aracaju: Editora SEDUC, 2023. (Coleção Palavra de Educador (a)).

UFS E SEDUC ASSINAM CONVÊNIO PARA PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE. Portal UFS, 2022. Disponível em: Portal UFS – UFS e Seduc assinam convênio para Programa de Qualificação Docente . Acesso em 11/10/2023.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/programa-de-qualificacao-docente-quarta-versao/ em 19/10/2023


Postagens Relacionadas