Pular para o conteúdo

GET

Javier Milei, a ultradireita e o anarco-capitalismo na Argentina

Diego Leonardo Santana Silva
Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)
E-mail: diego@getempo.org

Imagem retirada de: https://www.rfi.fr/br/américas/20230814-ultraliberal-milei-larga-com-vantagem-nas-eleições-argentinas-mas-disputa-segue-aberta

A ascensão de partidos políticos e personalidades ligadas à ultradireita vem se tornando temática recorrente no cenário político internacional nos últimos anos, principalmente desde a década passada. Figuras como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Viktor Orbán e Giorgia Meloni se destacaram ao conseguirem êxito eleitoral em algumas das maiores democracias do planeta. Nos dias que se passaram, a política internacional viu a ascensão de mais um político desse tipo; dessa vez, o argentino Javier Milei do partido La Libertad Avanza (A Liberdade Avança).

Milei se consolidou como um forte candidato à presidência da Argentina nas eleições de 2024. Nas primárias, ele alcançou 30% dos votos, superando os candidatos ligados ao kirchnerismo e ao macrismo, correntes políticas que governaram a Argentina nos últimos anos. Não se trata necessariamente de uma vitória consolidada, já que se tratou de uma prévia eleitoral. Acontece que o sistema eleitoral argentino estabelece eleições primárias conhecidas como Paso (Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias), antes do pleito principal, para definir quem irá disputar as eleições gerais no ano seguinte. Todos os partidos são obrigados a fazer prévias mesmo que exista apenas um candidato na sigla, e essa iniciativa visa eliminar candidatos com pouca expressão. Nelas, os eleitores escolhem o candidato que desejam em sua legenda preferida. Após as primárias, são definidos os candidatos de cada legenda.

Um dos pontos que mais chamaram atenção no candidato argentino são suas fortes declarações em prol das ideias defendidas. Milei se define como um anarco-capitalista. Ele defende o fim de programas sociais e um estado anarco-capitalista, no qual serviços públicos como saúde e educação sejam fornecidos apenas pela iniciativa privada. Milei defende o fechamento do Banco Central argentino, a dolarização da economia e teceu declarações polêmicas como as em que ele afirma ser a favor da venda de bebês e de órgãos. Além disso, defende um modelo comercial somente com países “civilizados”, prometendo romper relações com China e Brasil, o que para alguns economistas tornaria a Argentina inviável economicamente.

É preciso entender que, por trás de declarações polêmicas de Milei, existe um princípio a ser defendido. Ao afirmar que os indivíduos são donos absolutos de seus corpos e podem fazer com eles o que desejar, até mesmo vender um órgão, ele faz uso de uma afirmação polêmica e consegue a atenção desejada. Mesmo não concordando totalmente com o enunciado, a pessoa pode concordar com a parte na qual ele afirma que as pessoas devem ser livres para fazer o que bem entenderem; com sua propriedade; nesse caso, o seu corpo. Para votar em um candidato, não é preciso concordar com tudo o que ele diz, e sim se identificar com o que ele defende.

Mas por que Milei se torna tão popular? Destacamos dois motivos. O primeiro deles é que o pensamento individualista se torna cada vez mais popular entre as pessoas. O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han nos explica que, em meio à psicopolíca vigente na sociedade neoliberal, o indivíduo se torna um empreendedor de si mesmo. O senso de comunidade diminui em prol de um modo de trabalho e de organização da vida cada vez mais personalizado para os interesses de cada um. Logo, políticos que defendam uma liberdade absoluta parecem dialogar melhor com esse tipo de eleitor. A segunda razão é que, em um momento de crise política, econômica e social, medidas extremas se tornam uma opção àqueles que se sentem desiludidos. A Argentina vem há muitos anos sofrendo crises econômicas e sociais que os políticos tradicionais não conseguem solucionar. Logo, as pessoas podem ficar cansadas dos mesmos discursos e métodos e buscarem algo diferente.

Teremos que esperar um ano para sabermos se a ascensão de Milei o levará à Casa Rosada. Mas seu sucesso nas primárias liga um sinal de alerta na política internacional. Cada vez mais, as pessoas estão insatisfeitas com o modelo da democracia liberal.

Para saber mais:

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.

Javier Milei: quem é o polêmico candidato à presidência da Argentina que venceu as primárias. Infomoney, 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/perfil/javier-milei/

LYNCH, Guido Carelli. Sergio Massa: “La idea de Javier Milei presidente hace inviable a la Argentina”. Clarin, 20 de ago. de 2023. Disponível em: https://www.clarin.com/politica/sergio-massa-idea-javier-milei-presidente-hace-inviable-argentina-_0_O0OhXNrBP6.html.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/javier-milei-a-ultradireita-e-o-anarco-capitalismo-na-argentina/ em 24/08/2023


Postagens Relacionadas