Pular para o conteúdo

GET

Lançamento do v.10 n.01 (2023): jan./mar. 2023 – Boletim Historiar

Está no ar a primeira edição do Boletim Historiar do ano de 2023, composta por cinco artigos e duas resenhas que abordam variados assuntos como educação antirracista, 11 de setembro, revolução mexicana, humor gráfico lésbico, História Oral, Holocausto e o pensamento das direitas.

No primeiro artigo, nomeado “Por que devemos construir uma educação antirracista e como fazê-la”, Paulo Roberto Alves Teles objetiva pensar um Ensino de História antirracista, bem como alternativas para sua implementação, tomando como base as transformações geradas pela lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História da Cultura Afro-Brasileira e da Africana.

A seguir, Diego Leonardo Santana Silva e Katty Cristina Lima Sá apresentam algumas notas sobre o 11 de setembro, relacionando-o com os conceitos de tempo presente e de catástrofe. Para isso, os autores fazem uma análise desse acontecimento, analisam as consequências do ataque para além da história americana e, a partir das concepções de tempo presente e catástrofe, demonstram como o 11 de setembro foi um evento traumático.

Já em “A revolução mexicana na visão alegórica do realismo maravilhoso: uma análise histórico-literária da obra Como água para chocolate de Laura Esquivel (1989)”, Matheus Santos Garcia de Carvalho analisa a obra Como água para chocolate como uma visão alegórica sobre a revolução mexicana na ótica do realismo maravilhoso, a partir da relação entre Literatura e História.

No quarto texto, “As representações do humor gráfico lésbico usado nas páginas do ChanaComChana”, escrito por Kleire Anny Pires de Souza, são analisadas as publicações de humor gráfico produzidas por mulheres lésbicas na imprensa alternativa a fim de compreender as representações sociais dessas publicações.

Na sequência, Gabriel Rocha da Silva e Marcelo de Sousa Neto examinam o estigma da hanseníase por meio das memórias de uma pessoa acometida em Teresina-PI, utilizando como metodologia a História Oral articulada a fontes oficiais, como o guia de controle da doença, as portarias, a legislação e os indicadores sobre essa condição.

Na primeira resenha da edição, intitulada “Negação”, Rafaela Marques-Rafael discute o tema do negacionismo ao Holocausto a partir da obra Negacionismo: a construção social do fascismo no tempo presente, lançada em 2022 pela editora Edupe e organizada por Karl Schurster, Michel Gherman e Óscar Ferreiro-Vázquez, renomados pesquisadores sobre Antissemitismo, Holocausto e Paratradução.

Por fim, na resenha “Refletindo o pensamento das Direitas no Brasil e no mundo”, Liliane Costa Andrade aborda a temática acerca dos pensamentos de Direita a partir do Novo Dicionário Crítico do Pensamento das Direitas: Ideais, Personagens e Instituições, lançado pela editora Edupe em 2022 e dividido em dois volumes.

Capa: A Onda (1917), de Anita Malfatti

Publicado em: https://www.seer.ufs.br/index.php/historiar

A edição pode ser acessada em: https://www.seer.ufs.br/index.php/historiar