Pular para o conteúdo

GET

Oficina “Fontes Primárias na Oficina Digital do Historiador: fichamento e organização de documentos digitalizados com Tropy”

Sobre o local de realização

Hoje, 19 de dezembro de 2022, às 14h, teremos a oficina Fontes Primárias na Oficina Digital do Historiador: fichamento e organização de documentos digitalizados com Tropy, ministrada pela Prof.ª Dra. Anita Lucchesi (GET/UFS).

Local: Sala de Reuniões da Pró-Reitoria de Extensão / PROEX, no primeiro andar do prédio da Reitoria.

Informamos que o registro de presença será feito no decorrer da atividade.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora da oficina “Fontes Primárias na Oficina Digital do Historiador: fichamento e organização de documentos digitalizados com Tropy”

Informações iniciais

Olá!

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para a oficina “Fontes Primárias na Oficina Digital do Historiador: fichamento e organização de documentos digitalizados com Tropy”, que será ministrada pela Profa. Dra. Anita Lucchesi (GET/UFS), no dia 19/12/2022, das 14h às 17h.

Orientações para realizar a inscrição:

  • Só será possível se inscrever através do SIGAA/UFS. Quem não tiver cadastro na plataforma, precisa realizá-lo. Nos Destaques há um vídeo com o passo a passo para executar tal operação.
  • Ao realizar o cadastro (para quem ainda não tem), acesse sua conta e procure a oficina pelo título:
  • Fontes Primárias na Oficina Digital do Historiador: fichamento e organização de
    documentos digitalizados com Tropy – Curso Presencial.
    OU
  • Fontes Primárias na Oficina Digital do Historiador: fichamento e organização de
    documentos digitalizados com Tropy – Curso Remoto.
  • Escolha APENAS UMA OPÇÃO para se inscrever inscrição. Se desejar participar no formato presencial, se inscreva em “Curso Presencial”. Se desejar participar no formato remoto, se inscreva em “Curso Remoto”.
  • No formato presencial, a oficina ocorrerá na Universidade Federal de Sergipe (Campus de São Cristóvão). No formato remoto, a oficina ocorrerá na plataforma “Webex”. Enviaremos por e-mail informações sobre a sala (curso presencial) e o link (curso remoto).
  • Para um maior aproveitamento, é recomendável que as (os) inscritas (os) tenham acesso, no dia da oficina, a um aparelho de computador/notebook com o programa Tropy instalado.
    Ressaltamos que as vagas são limitadas.
    Para mais informações, acesse o nosso site oficial. Link na Bio!
    Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo direct ou através do e-mail eventos@getempo.org .

Link para inscrição: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf


Resumo: TROPY (https://tropy.org) é um software gratuito e de código aberto que permite organizar e descrever fotografias de pesquisa e material de arquivo digital. Nesta oficina, apresentaremos, primeiro, aspectos gerais sobre o uso de ferramentas digitais na História, abordando a transição da cultura alfabética/analógica para a digital. Em seguida, veremos como criar um projeto para gerenciar fontes a partir da ferramenta Tropy, vendo o passo a passo para importar, agrupar, descrever e anotar itens de um projeto. Detalhando como Tropy gerencia as fotografias de pesquisa, veremos como esta pode ser uma ferramenta fundamental da oficina digital do historiador transformando a realização dos fichamentos de fontes primárias, auxiliando na classificação e transcrição dos documentos, além de permitir a criação de múltiplos destaques de imagem dentro de uma só área digitalizada, ampliando as possibilidades de leitura de um mesmo documento. Ao final desta oficina os participantes terão uma visão abrangente dos principais recursos do Tropy e como a ferramenta pode impactar seu fluxo de trabalho de pesquisa.