Boletim Historiar Chamada Para Publicação

Sobre a Boletim Historiar

A revista eletrônica Boletim Historiar (Qualis A4) é um periódico científico editado pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), radicado no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Embora seja produzida por um grupo de pesquisa em História, a revista não se limita a aceitação de textos com temáticas específicas da área, mas, espera receber contribuições de alunos, graduados e pós-graduados, e profissionais das diversas áreas das humanidades: História, Geografia, Comunicação, Educação, Literatura, Ciências Sociais, Psicologia, Relações Internacionais, Arqueologia, dentre outras. Informamos a todos os interessados em apresentar artigos e resenhas para publicação que os mesmos são recebidos em fluxo contínuo. è revista de acesso aberto.

Demais detalhes sobre o foco e o escopo da revista podem ser encontrados em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/about

Normas Para Publicação

Artigos: São textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. É obrigatório, neste caso, o envio de abstract em inglês. Solicitam-se materiais com no mínimo 9 laudas e no máximo 20 laudas.

Resenhas: São trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 4 (quatro) anos. Solicitam-se materiais com no mínimo 3 laudas e no máximo 6 laudas.

Atenção: Além de obedecerem as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os trabalhos devem satisfazer os seguintes requisitos:

1. Tipo de letra: Times New Roman

2. Tamanho da letra: 12

3. Espaçamento entre linhas: 1,0.

4. Tamanho da letra para citações destacadas: 10.

5. Não devem utilizar o formato autor-data, mas as referências devem vir em forma de notas de fim (final do texto), antes apenas da bibliografia. Obs.: as notas de fim devem ter numeração romana maiúscula. 

6. Título do texto em negrito. Frase em letra minúscula.

7. Abaixo do título deve vir apenas o(s) nome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita.

8. Resumo: espaçamento entre linhas: 1,0.

  • Até 1.000 caracteres com espaço. De 3 a 5 palavras-chaves.
  • Os artigos devem conter um resumo em português e um resumo em inglês obrigatoriamente. Não serão aceitos outro idioma exceto estes.
  • O abstract deve vir acompanhado do título do trabalho em inglês, negrito, justificado, com frase em letra minúscula.

9. Os artigos não devem conter imagens ilustrativas. Serão aceitos somente imagens como objeto de estudo e tabelas ou gráficos para os artigos nos quais estas sejam indispensáveis ao entendimento dos mesmos.

10. Anexado à resenha, deve ser enviado um segundo arquivo contendo a imagem do documento resenhado.

11. Notas: letra Times New Roman, tamanho 10.

  • Espaçamento entre linhas e entre notas 1,0.
  • Devem vir obrigatoriamente em algarismo romano (Ex.: I, II, III…), letra maiúscula (ex: XXI), formatosobrescrito. Não serão aceitas as notas em romano que vierem em letra minúscula (ex: xvii).
  • Devem vir ao final do artigo, antes apenas da bibliografia. Não serão aceitas notas de rodapé.
  • A(s) primeira(s) nota(s) obrigatoriamente deve(m) conter os dados do(s) autor(es), com até 360 caracteres com espaço. Se o texto for proveniente de financiamento de pesquisa, ou adaptado de uma palestra, o autor deve explicar isso na mesma nota que constará seus dados pessoais.

Ex: IMestranda em História pela UFRJ. Este texto foi produzido com financiamento da FAPITEC/SE.

Artigos: Até 2 (dois) autores por texto.
Resenhas: Apenas 1 (um) autor por texto.

Serão recusados os textos que descumprirem estas normas. Os trabalhos devem ser enviados pelo endereço eletrônico: historiar@getempo.org e estarão sujeitos a parecer técnico-científico. A agenda de resposta para a candidatura será enviada em até 180 (cento e oitenta) dias.

Obs.: Solicitamos que os autores também encaminhem seus textos, obrigatoriamente, para o e-mail da revista (historiar@getempo.org). 

Para mais informações sobre as condições para a submissão de artigos e resenhas recomendamos acesso ao site da revista onde contém as normas de maneira mais detalhadas. O site pode ser acessado em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/about/submissions

Para coletar demais informações e acessar à revista recomendamos acessar o site da revista disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/index