Pular para o conteúdo

GET

Cadernos do Tempo Presente Chamada Para Publicação

Sobre os Cadernos do Tempo Presente

O Grupo de Estudos do Tempo Presente – GET, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, responsável pela revista eletrônica semestral dos Cadernos do Tempo Presente, informa a todos os interessados em apresentar artigos e resenhas para publicação que continua recebendo artigos e resenhas em fluxo contínuo e de acesso aberto. Seguindo a própria composição do GET, serão bem-vindas produções de historiadores, geógrafos, cientistas sociais, filósofos, jornalistas, economistas, psicólogos, estudiosos das relações internacionais, dos meios de comunicação e demais áreas das ciências humanas.

Atualmente a revista conta com o Qualis A3 e demais detalhes sobre o foco e o escopo da revista podem ser encontrados em: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/about

Normas para Publicação

Artigos: São textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. É fundamental, neste caso, o envio de abstract em inglês unicamente. Solicitam-se materiais com no mínimo 10 laudas e no máximo 15 laudas.

Resenhas: São trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 4 (quatro) anos. Solicitam-se materiais com no mínimo 3 laudas e no máximo 6 laudas.

Atenção: Além de obedecerem as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Os trabalhos devem estar adequados ao formato dos Cadernos do Tempo Presente, satisfazendo os seguintes requisitos:

1. Tipo de letra: Times New Roman

2. Tamanho da letra: 12

3. Espaçamento entre linhas: 1,0.

4. Tamanho da letra para citações destacadas: 10.

5. Não devem utilizar o formato autor-data, mas as referências devem vir em forma de notas ao final do texto, antes apenas da bibliografia.

6. Título do texto em negrito. Frase em letra minúscula.

7. Abaixo do título deve vir apenas o(s) nome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita.

8. Resumo: espaçamento entre linhas: 1,0.

  • Até 1.000 caracteres com espaço. De 3 a 5 palavras-chaves.
  • Os artigos devem conter um resumo em português e um resumo em inglês obrigatoriamente. Não serão aceitos outro idioma exceto estes.
  • O abstract deve vir acompanhado do título do trabalho em inglês, negrito, justificado, com frase em letra minúscula.

9. Os artigos não devem conter imagens ilustrativas. Serão aceitos somente imagens como objeto de estudo e tabelas ou gráficos para os artigos nos quais estas sejam indispensáveis ao entendimento dos mesmos.

10. Anexado à resenha, deve ser enviado um segundo arquivo contendo a imagem do documento resenhado.

11. Notas: letra Times New Roman, tamanho 10.

  • Espaçamento entre linhas e entre notas 1,0.
  • Devem vir obrigatoriamente em algarismo romano (Ex.: I, II, III…), letra maiúscula (ex: XXI), formatosobrescrito. Não serão aceitas as notas em romano que vierem em letra minúscula (ex: xvii).
  • Devem vir ao final do artigo, antes apenas da bibliografia. Não serão aceitas notas de rodapé.
  • A(s) primeira(s) nota(s) obrigatoriamente deve(m) conter os dados do(s) autor(es), com até 360 caracteres com espaço. Se o texto for proveniente de financiamento de pesquisa, ou adaptado de uma palestra, o autor deve explicar isso na mesma nota que constará seus dados pessoais.

Ex: IMestranda em História pela UFRJ. Este texto foi produzido com financiamento da FAPITEC/SE.

Artigos: Até 2 (dois) autores por texto.
Resenhas: Apenas 1 (um) autor por texto.

Serão recusados os textos que descumprirem estas normas. Os trabalhos devem ser enviados pelo endereço eletrônico: caderno@getempo.orge estarão sujeitos a parecer técnico-científico. Conforme a agenda dos Cadernos do Tempo Presente a resposta para a candidatura será enviada em até 180 (cento e oitenta) dias.

Para mais informações sobre as condições para a submissão de artigos e resenhas recomendamos acesso ao site da revista onde contém as normas de maneira mais detalhadas. O site pode ser acessado em https://seer.ufs.br/index.php/tempo/about/submissions

Para coletar demais informações e acessar à revista recomendamos acessar o site da revista disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tempo