Pular para o conteúdo

GET

Wilson Simonal: entre o brilho do palco e as sombras da história

Jairton Peterson Rodrigues dos Santos
Professor do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju
Mestre em Ensino de História – UFS

Wilson Simonal nasceu em 23 de fevereiro de 1938, no Rio de Janeiro, e faleceu em 25 de junho de 2000. Sua trajetória artística atravessou um dos períodos mais duros da história brasileira: a Ditadura Militar (1964–1985), sobretudo os chamados anos de chumbo (1968–1974). Poucos artistas sintetizam tantas contradições quanto ele. Ídolo popular, dono de uma presença de palco magnética e de uma das vozes mais marcantes da música brasileira, Simonal também se tornou personagem trágico de uma história atravessada por autoritarismo, racismo estrutural e ambiguidades políticas.

Negro, carismático e inovador, Simonal rompeu barreiras em uma indústria cultural historicamente excludente. Nos anos 1960 e 1970, tornou-se um fenômeno de massa, capaz de conduzir multidões, como no emblemático show no Maracanãzinho, em 1969, quando fez cerca de 30 mil pessoas cantarem em coro “Meu Limão, Meu Limoeiro”. Consolidou um estilo próprio, a chamada “pilantragem”, mistura de samba, soul, jazz e pop, marcada pelo humor, pela irreverência e pela comunicação direta com o grande público. Canções como “País Tropical”, “Sá Marina” e “Nem vem que não tem” tornaram-se símbolos de um Brasil urbano, festivo e contraditório.

Esse sucesso ocorreu em meio ao auge do regime militar. Enquanto o Estado difundia uma imagem ufanista de progresso, sustentada pelo chamado milagre econômico, pelo tricampeonato mundial de futebol em 1970 e por slogans como “Brasil, ame-o ou deixe-o”, consolidava-se, nos bastidores, um sistema brutal de censura, perseguições, tortura e supressão das liberdades civis. Artistas, intelectuais e opositores políticos foram silenciados, presos ou obrigados ao exílio.

É nesse cenário que a figura de Simonal se torna controversa. Diferentemente de outros artistas que adotaram posturas explícitas de resistência, ele manteve proximidade com o aparato midiático oficial e, no início dos anos 1970, foi acusado de envolvimento com órgãos de repressão. Em 1971, após um conflito interno em sua empresa, Simonal recorreu a agentes do DOPS para constranger seu ex-contador, que acabou sendo torturado, fato comprovado por exame de corpo de delito. Embora a acusação inicial tenha sido posteriormente reclassificada, o dano simbólico foi irreversível. O cantor foi afastado da televisão, vetado por emissoras e lançado a um rápido e profundo ostracismo.

A associação de seu nome à repressão selou sua exclusão do campo cultural. Mais do que a punição judicial, foi o banimento informal, silencioso e eficaz, que destruiu sua carreira. Ainda assim, sua trajetória não cabe em leituras simplistas. Em 1967, Simonal lançou “Tributo a Martin Luther King”, uma das canções mais contundentes sobre a luta negra na música brasileira, tensionando o mito da “democracia racial” defendido pelo regime. O mesmo artista que, em determinados momentos, se aproximou do poder autoritário, produziu uma obra que confrontava um de seus pilares ideológicos.

Analisar Wilson Simonal exige escapar das armadilhas morais fáceis. Ele não foi apenas traidor nem apenas vítima. Foi produto de um tempo em que o regime não só reprimia, mas também seduzia, cooptava e produzia ambiguidades éticas profundas. Resgatar sua história é encarar a complexidade da ditadura brasileira e reconhecer que talento, sucesso e poder nem sempre caminham lado a lado com coerência política, justiça social e liberdade.

Originalmente publicado em: https://infonet.com.br/blogs/getempo/wilson-simonal-entre-o-brilho-do-palco-e-as-sombras-da-historia/ em 02/04/2026


Postagens Relacionadas

  • O Vaticano de Aracaju
    Letícia Conceição Silva Graduanda em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)Bolsista do Projeto Impactos da Segunda Guerra Mundial no Nordeste brasileiro: mobilizações e transformações sociais em Sergipe (1942-1945) Com propósitos bem diferentes da cidade papal, um grandioso prédio chamado de Vaticano marcou o cotidiano dos aracajuanos nas décadas de 1930 e 1940. Ocupando duas… Continue a ler »O Vaticano de Aracaju
  • A AfD e a Alemanha revisitando a sua memória
    Diego Leonardo Santana Silva Atualmente realiza pós-doutorado na Universidade de Pernambuco com estágio na Universidade de Vigo, na EspanhaDoutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)Bolsista para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional de Pernambuco (PDCTR/FACEPE/CNPq) A vitória do partido político alemão de… Continue a ler »A AfD e a Alemanha revisitando a sua memória
  • A Odisseia de Nolan e a necessidade de ler os clássicos
    Jairo Fernandes da Silva Júnior Mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)Integrante do Grupo de Estudos História do Tempo Presente, Política e Movimentos Sociais (Gehpmov/CNPq) The Odyssey, dirigido por Christopher Nolan, foi lançado em 2026 e carrega a chancela de filme do ano, na opinião dos críticos. A película remonta uma das… Continue a ler »A Odisseia de Nolan e a necessidade de ler os clássicos
  • O Dia D em Aracaju
    Paula Tavares de Souza Santos Graduada em História (UFS)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)E-mail: paula@getempo.org Em 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as forças Aliadas desembarcaram nas praias da Normandia, região ocupada pela Alemanha nazista. A operação que mobilizou milhares de soldados, navios e aeronaves, tinha como… Continue a ler »O Dia D em Aracaju
  • A Coluna Getempo: 500 textos publicados e contando
    Maria Luiza Pérola Dantas Barros Doutora em História Comparada (PPGHC/UFRJ)Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente GET/UFS/CNPq)E-mail: perola@getempo.org Em agosto, este espaço conhecido como Coluna Getempo alcançou o número de 500 textos publicados ao longo de sua existência. Mas por qual motivo podemos considerar esse feito um marco para nós? A Coluna emerge como… Continue a ler »A Coluna Getempo: 500 textos publicados e contando