“Neste texto procuramos fazer uma relação entre o fenômeno histórico da guerra e diversas narrativas de mal-estar, tendo o cinema sobre, e da época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como foco central, embora não único. Assim, a guerra e o cinema contemporâneo são ferramentas narrativas da explicitação das reações e expressões de mal-estar e crise na sociedade industrial de massas” (p. 92).
SILVA; LEÃO
O capítulo “A Segunda Guerra Mundial (1939-1945): heroísmo e tragédia”, escrito por Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster Sousa Leão, faz parte do livro “O Cinema vai à Guerra”, lançado em 2015 pela editora Elsevier, organizado por Francisco Carlos Teixeira da Silva, Karl Schurster Sousa Leão e Igor Lapsky, que reúne textos de diferentes autoras (es), com reflexões sobre a relação do cinema com diferentes temas relacionados a guerra.
Referência: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da; LEÃO, Karl Schurster Sousa. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945): heroísmo e tragédia. In.: TEIXEIRA, Francisco Carlos Teixeira da (Org.). O cinema vai à guerra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015, p. 91-115.
Mais Dicas
O Bombardeio
Baseado em fatos reais, O Bombardeio possui como enredo um erro da frota aérea britânica que ocasion…
As Origens do Totalitarismo
“Nada caracteriza melhor os movimentos totalitários que a surpreendente facilidade com que são subst…
A Queda
O filme “A Queda! As últimas Horas de Hitler”, lançado em 2005, retrata a Alemanha nos a…
A Demolição
“[…] a grande depressão, o surgimento dos nazistas e o apaziguamento do Terceiro Reich. Reunid…
Cinema, Aspirinas e Urubus
Johann (Peter Ketnath) é um jovem alemão que veio para o Brasil fugindo da II Guerra na Europa. A bo…
A Batalha Esquecida
Baseado em fatos reais, o filme A Batalha Esquecida nos apresenta a disputa em torno do rio Escalda,…