GETEMPO: Novas memórias de uma coluna na internet

Imagem: ANDRADE, Ana Beatriz Santana; MAYNARD, Dilton Cândido Santos; BARROS, Maria Luiza Pérola Dantas (Orgs.). Getempo Volume 2: Novas memórias de uma coluna na internet. Recife: EDUPE, 2020.

A coluna eletrônica do GETEMPO, www.infonet.com.br/getempo, procura levar ao leitor textos de divulgação científica, abordando temas relevantes, mas de forma sucinta, acessível e instigante. Para a coluna, iniciada em 2012 pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, interessam assuntos contemporâneos, muitas vezes lidos a partir de fatos históricos aparentemente distantes no tempo, cujos reflexos interferem no nosso cotidiano. A preocupação com a abordagem de fácil compreensão, na qual os autores apresentam resultados de estudos, observações e vivências de forma clara e direta, não se confunde com perda de qualidade nos textos publicados.
Em 2015, lançamos a primeira coletânea reunindo artigos publicados na coluna. Lá, em Getempo: memórias de uma coluna na internet (Autografia/Edunifap), apresentamos aquilo que simbolizava a consolidação da coluna como espaço de divulgação científica. Desde então, a coluna teve a sua periodicidade alterada – foi de semanal para quinzenal, depois retornando a semanal –, também viu mudarem as coordenações, mas sempre manteve o esforço em levar ao público não acadêmico textos que ajudassem a pensar a nossa sociedade, as nossas vidas, a política, a educação, as novas tecnologias e as produções culturais do nosso tempo.
Sendo assim, a coletânea Getempo Volume II: novas memórias de uma coluna na internet corresponde à continuidade da empreitada iniciada há meia década. Ela é o segundo volume a reunir uma seleção de escritos da coluna eletrônica do GET, dessa vez material produzido entre 2015 e 2020. Aliás, é importante salientar que os textos aqui incluídos foram revisados pelos autores e, em alguns casos, adaptados para serem melhor compreendidos devido ao lapso temporal de alguns deles. De qualquer modo, disponibilizamos os links dos artigos originais em cada um deles. Assim, o leitor ou leitora poderá confrontar as versões, caso deseje.
O livro que se vai ler está dividido em três eixos temáticos: 1. Modos de ser, modos de comunicar; 2. Aprender, ensinar, lembrar e 3. O lado escuro do Mundo. Em cada um deles, o leitor é levado a conhecer e refletir sobre diversos acontecimentos, hábitos, práticas culturais, propostas governamentais, produções intelectuais, sem necessariamente ter que acompanhar a ordem de apresentação dos textos na obra. Embora estejam organizados em blocos, cada texto tem vida própria, podendo a obra ser lida de trás para frente ou ser iniciada do meio, sem qualquer prejuízo.

GETEMPO: Novas memórias de uma coluna na internet” pode ser baixado de forma gratuita clicando no botão abaixo.

Desejamos uma boa leitura!